Rádio Observador

Dacia

Barata mas radical. Logan MCV ganha versão Stepway

Inicialmente agendado para o Salão de Genebra, o novo Dacia Logan MCV Stepway acaba de ser antecipadamente revelado, a par de uma edição limitada do SUV Duster.

Autor
  • Francisco António

Numa altura em que o Salão Automóvel de Genebra surge já no horizonte, a Dacia decidiu antecipar o desvendar daquela que é mais recente variante da sua carrinha de maiores dimensões, a Logan MCV. Denominada Stepway, esta nova proposta assume-se como a versão mais aventureira da carrinha romena deste construtor do grupo Renault.

Procurando capitalizar o sucesso conquistado pelo Sandero Stepway, a nova Dacia Logan MCV Stepway diferencia-se, a exemplo do compacto, por uma estética exterior inspirada nos SUV e crossovers. E marcada, desde logo, por várias aplicações em plástico escuro nas zonas inferiores da carroçaria, (supostas) protecções inferiores do motor e panela do escape em metalizado, capas dos retrovisores em Dark Metal e o logótipo Stepway na lateral.

Cerca de 50 mm mais alta face ao solo que a versão standard, a nova variante da carrinha Dacia beneficia igualmente da actualização a que a gama do fabricante foi recentemente submetida, nomeadamente com a introdução de luzes diurnas em LED, pára-choques redesenhados e nova grelha. Sem esquecer as barras longitudinais de tejadilho e os farolins traseiros escurecidos.

Já no interior, a Logan MCV Stepway exibe o novo volante de quatro braços, a par dos mesmos bancos “3D Wave” existentes no Sandero. Contando, em termos de equipamento, com vidros eléctricos, tomada de 12V e sensores de estacionamento traseiros – a câmara traseira também está disponível, mas apenas como opcional.

Quanto a motores, esta proposta mais aventureira deverá surgir com duas alternativas, uma a gasolina (TCe 90) e outra a gasóleo (dCi 90), ambas acopladas a uma caixa manual de seis velocidades, a qual terá por missão enviar a potência única e exclusivamente para as rodas dianteiras. O preço desta nova versão não é ainda conhecido, mas actualmente os Logan MCV com estas motorizações são propostos por valores a partir de 9.990€ e 15.200€, respectivamente para a motorização a gasolina e a gasóleo.

Duster com edição limitada

Juntamente com a Logan MCV Stepway, a Dacia deu a conhecer uma edição especial do seu SUV Duster, que chegará ao mercado, tal com a carrinha romena, no próximo Verão. Isto embora a sua designação ainda esteja por definir, devendo variar consoante o mercado de destino.

Este Duster vai exibir um look exterior distinto, designadamente por via da cor exterior Nordic Grey, jantes em liga leve específicas de 16″, protecções das cavas das rodas e frisos laterais. A que se juntam o nível de equipamento mais elevado disponível no modelo, denominado Prestige, controlo de climatização, sistema de navegação por satélite, cruise control e, nos bancos, pespontos num laranja exclusivo.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)