O futebolista espanhol Xabi Alonso, do Bayern Munique, anunciou esta quinta-feira, ao canal televisivo do clube alemão, que se irá retirar dos relvados no final da temporada. “Não foi uma decisão fácil, mas acho que este é o momento certo”, disse Xabi Alonso, de 35 anos, que chegou ao Bayern Munique em 2014, depois de se ter sagrado campeão europeu pelo Liverpool (2004/05) e pelo Real Madrid (2013/14).

O médio, para além de várias distinções individuais, ajudou ainda a Espanha a conquistar os Europeus de 2008 e 2012 – sagrando-se bicampeão – e o Mundial de 2010. “Mais vale cedo do que demasiado tarde. Eu queria terminar a minha carreira ao mais alto nível e o Bayern é do nível mais elevado que há”, disse Xabi Alonso, que ainda é titular no ‘onze’ habitual do treinador italiano Carlo Ancelotti.

Até final da época, Xabi Alonso tem três objetivos a atingir com o Bayern Munique, dado que o clube está na liderança da Bundesliga, com sete pontos de vantagem, nas meias-finais da Taça da Alemanha e qualificou-se para os quartos de final da Liga dos Campeões.