O Governo do Reino Unido anunciou que também vai proibir computadores e tablets a bordo de voos que sejam provenientes da Turquia, Líbano, Jordânia, Egipto, Tunísia e Arábia Saudita. Estas medidas são semelhantes às que foram anunciadas, esta terça-feira, pelos Estados Unidos da América.

Qualquer objeto que seja maior que um smartphone normal fica assim interdito nos aviões que venham destes seis países.

Companhias aéreas como a British Airways, EasyJet, Jet2, Monarch, Thomas Cook e Thomson são abrangidas pela nova decisão. Já as companhias estrangeiras que vão ser afetadas são as Turkish Airlines, Pegasus Airways, Atlas-Global Airlines, Middle East Airlines, Egyptair, Royal Jordanian, Tunis Air e Saudia.

Apesar das restrições já implementadas, estas não vão influenciar voos em que os passageiros do Reino Unido tenham de fazer escala em aeroportos europeus.

Chris Grayling, membro do Parlamento do Reino Unido, disse que “o Reino Unido tem uma das medidas de segurança de aviação mais robustas do mundo e a preocupação principal é sempre a segurança das pessoas”, disse em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Grayling acrescentou ainda que estas medidas podem criar alguma frustração mas que estão “a trabalhar com as industrias de aviação para minimizar o impacto”.

Fonte do Governo avançou que esta medida não tinha qualquer ligação à decisão tomada por Donald Trump, segundo o The Guardian.

Ao contrário do que foi implementado pelos Estados Unidos, que determina a proibição com base no país, o Reino Unido optou por proibir os dispositivos na bagagem de mão em voos de determinadas companhias aéreas do Médio Oriente e do Norte de África.

Os passageiros não vão poder transportar equipamentos com medidas superiores a um smartphone normal – com medidas de 16 cm x 9.3 cm x 1.5 cm.