O IKEA aproveitou o lançamento da mala Balenciaga inspirada no seu icónico saco para responder à marca com um pouco de humor. Numa imagem publicada no Twitter da agência ACNE, a gigante do mobiliário responde à casa de luxo francesa com dicas para que os consumidores consigam distinguir o original (de 70 cêntimos) da réplica (de 2.000 euros).

Em causa está esta mala Balenciaga lançada na semana passada e inspirada no saco azul do IKEA. A mala espelha em muitos aspetos o famoso saco, mas o preço não é um deles. Está à venda por de 2.145 dólares (cerca de 2.000 euros).

O saco de dois mil euros que é quase igual ao do Ikea

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De forma a não perder uma oportunidade de promover o seu saco, a gerência sueca do IKEA recorreu à agência ACNE para responder nas redes sociais ao lançamento da Balenciaga.

Entende a marca sueca que o seu saco FRAKTA – à venda em Portugal por 70 cêntimos – é em tudo superior à mala de dois mil euros da Balenciaga.

Em letras pequenas pode ler-se:

Como identificar um saco FRAKTA IKEA original:

1) Abane-o. Se farfalhar, é real.

2) Multifuncional. Pode carregar equipamento de hockey, tijolos, e até água.

3) Atire-o ao chão. Uma original FRAKTA pode ser limpo simplesmente com uma mangueira quando se suja.

4) Dobre-o. Consegue dobrá-lo até ao tamanho de uma mala pequena? Se a resposta é sim, parabéns.

5) Olhe para o interior. O original tem uma etiqueta autêntica do IKEA.

6) O preço. Apenas 99 cêntimos [70 em Portugal].”

E apesar de a marca francesa não ter oficialmente dito que a mala era uma homenagem ao saco do IKEA, a semelhança é demasiada para se conseguir ignorar. Em entrevista ao AdFreak, diretor criativo da ACNE, Johan Holmgren, conta que gostou do movimento “inesperado e brilhante” da parte da Balenciaga.