Porque os agentes da autoridade também merecem o melhor, a Ford decidiu presentear a polícia norte-americana com uma versão especial daquela que é uma das monster trucks de maior sucesso nos EUA, a F-150. E que, baseada na versão FX-4 da pick-up da oval azul, tem tudo para impor respeitinho aos bandidos da zona!

Denominada F-150 Police Responder, a pick-up agora apresentada com todos itens necessários ao trabalho policial, nomeadamente em ambientes desérticos ou de intensa floresta, surge equipada com o já conhecido V6 3,5 litros EcoBoost a gasolina, a debitar 375 cv de potência, e a que se junta a nova caixa automática de 10 velocidades. Sendo que, a fazer a diferença, um sistema de travagem calibrado segundo aquilo que o fabricante denomina de “à polícia”, barras estabilizadoras de maior porte, protecções inferiores de motor e restantes componentes, além da capacidade de “manter uma velocidade estabilizada de até 161 km/h durante um longo período de tempo”.

Ainda de acordo com o fabricante, esta F-150 Police Responder consegue “acomodar confortavelmente até um total de cinco ocupantes, além de oferecer uma resposta positiva em situações de patrulha fora de estrada e em ambiente rural, nomeadamente, por departamentos de xerife, em operações de controlo de fronteira e acções do Departamento de Recursos Naturais”, afirma, em declarações reproduzidas pela CNN, o responsável pelo marketing para os veículos policiais da Ford, Stephen Tyler.

Já no interior do veículo, o selector de mudanças foi transferido da sua habitual localização, entre os bancos da frente, para a coluna de direcção, de forma a ser possível colocar entre os ocupantes da frente um computador ou outros equipamentos necessários à actividade policial. Ao mesmo tempo que as costas dos bancos dianteiros passaram a ostentar placas imperfuráveis, de modo a impedir que os agentes possam ser esfaqueados pelas costas, a partir dos bancos traseiros. Ainda nos lugares traseiros, tanto os bancos como o piso surgem revestidos num vinil resistente e mais fácil de limpar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recorde-se que a Ford já abastece as forças policiais norte-americanas com modelos como o sedan Taurus ou o SUV Explorer, ambos fabricados de acordo com as especificações policiais, sendo que, mais recentemente, deu também a conhecer o primeiro veículo policial híbrido vocacionado para perseguições a alta velocidade – o Police Responder Hybrid Sedan, derivação do já conhecido Ford Fusion Hybrid. Além destas propostas, a marca da oval fornece ainda uma versão específica e fortemente transformada da Ford Transit, para transporte de prisioneiros, a que deu precisamente o nome de Prisoner Transport Vehicle.

No entanto e segundo refere também a CNN, alguns departamentos de polícia dos EUA terão decidido, recentemente, retirar as suas Ford Explorer de serviço, devido a possíveis problemas com as emissões de dióxido de carbono. Com a Ford a garantir que a decisão nada terá tido a ver, ao contrário do que terá sido inicialmente comentado, com o design do SUV, muito semelhante, aliás, ao da F-150.

[jwplatform izy2iKo6]