Filipinas

Presidente das Filipinas diz que não visita Estados Unidos porque “não prestam”

235

O Presidente das Filipinas declarou que nunca irá visitar os Estados Unidos enquanto for chefe de Estado, afirmando que "já viu a América e não presta".

MARK R. CRISTINO/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Presidente das Filipinas declarou que nunca irá visitar os Estados Unidos enquanto for chefe de Estado, afirmando que “já viu a América e não presta”.

Rodrigo Duterte fez o mais recente ataque verbal contra os Estados Unidos quando foi instado, numa conferência de imprensa na sexta-feira, a reagir às declarações de um congressista norte-americano pelo estado do Massachusetts Jim McGovern.

McGovern afirmou que irá liderar um protesto se o Presidente filipino aceitar um convite do Presidente norte-americano, Donald Trump, para visitar a Casa Branca.

“O que o leva a pensar que eu vou à América?”, questionou Duterte.

“Em nenhum momento durante a minha administração irei à América, ou depois… Eu já vi a América e não presta”, afirmou.

O porta-voz de Duterte disse, em abril, que Trump tinha convidou, durante um telefonema, o chefe de Estado filipino a visitar Washington, o que causou protestos de ativistas dos direitos humanos, que pediram ao Presidente norte-americano para não receber um líder acusado de violações dos direitos humanos e de execuções extrajudiciais.

Milhares de suspeitos morreram já na campanha contra as drogas de Duterte nas Filipinas.

O chefe de Estado filipino negou tolerar homicídios extrajudiciais, embora nos discursos públicos tenha ameaçado repetidamente com a morte os suspeitos criminosos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Futuro

As novas tecnologias e o futuro do ser humano

Maria de Sousa Pereira Coutinho

A “utopia trans-humanista” reside em se considerar o progresso como uma transformação da nossa concepção de vida e da própria “condição humana”, a fim de se obter um outro ser humano, um “homem novo".

Mundial 2018

O orgulho da Nação /premium

Paulo de Almeida Sande

Eu, português, da Nação dos lusitanos, “Estou Aqui”, sou da têmpera dos antigos Descobridores, sou do tamanho do Cristiano, o melhor do Mundo. Tenho direito a ser feliz. Façam lá o favor de ganhar.

Mundial 2018

Nem só de futebol vive a Rússia /premium

José Milhazes

No dia de abertura do Campeonato, o primeiro-ministro russo anunciou o aumento da idade da reforma de 60 para 65 para os homens e de 55 para 63 para as mulheres. E fez subir o IVA de 18 para 20%.  

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)