Um ciclo de exibição de filmes de animação japonesa dos estúdios Ghibli vai decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa, aos domingos, entre 6 e 26 de agosto, com entrada gratuita, anunciou a organização esta terça-feira. “Arquitetos do Imaginário” é o título deste ciclo que reúne quatro filmes: “Música do Vale do Vento”, de Hayao Miyazaki, “Contos de Terramar”, de Goro Miyazaki, “O Castelo Andante”, de Hayao Miyazaki e “O Mundo Secreto de Arriety”, de Hiromasa Yonebayashi.

Fundado em 1985 pelos criadores japoneses Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o Studio Ghibli tem vindo a criar filmes de animação com universos de fantasia poética, atenção ao detalhe e uma imagética que combina realidade e imaginação.

Quase todos os filmes ali criados foram dirigidos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, enquanto Toshio Suzuki, por sua vez, é o produtor da maioria destes filmes. “A viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki, venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2003. Os estúdios inauguraram ainda o Museu Ghibli, dedicado às obras do estúdio.