O Secretário do Tesouro norte-americano Steven Mnuchin está a ser investigado por ter requisitado um jato militar em junho deste ano, avançou esta quarta-feira a ABC News. É que o avião da Força Aérea norte-americana serviria para o transportar a ele e à mulher, a atriz britânica Louise Linton, até à Europa para a lua-de-mel do casal — que incluía viagens à Escócia, França e Itália.

O pedido de requisição do avião militar – que foi inicialmente justificado para garantir que as comunicações oficiais seriam protegidas – acabou por ser cancelado. Isto depois do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos ter considerado que havia outras formas de proteger as comunicações sem precisar de um avião militar durante a viagem do Secretário de Estado norte-americano.

É uma prática considerar uma ampla gama de opções para garantir que ele [Steven Mnuchin] tenha acesso a comunicações seguras durante a sua viagem, na qual se inclui o possível uso de aeronaves militares”, explicou o porta-voz do Departamento do Tesouro.

Steven Mnuchin esteve recentemente envolvido em muitas questões relacionadas com segurança nacional, incluindo a Coreia do Norte, Irão e Venezuela, pelo que se tornou “imperativo” que o Secretário estabelecesse a comunicações seguras, disse esta quarta-feira o porta-voz do Departamento do Tesouro. O mesmo porta-voz confirmou que o Departamento do Tesouro considerou “desnecessário” o uso de um jato militar, depois de ter-se concluído que outros métodos de comunicação segura estavam disponíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Operar um jato deste tipo pode custar cerca de 25 mil dólares (cerca de 20,9 mil euros) por hora, de acordo com a ABC News que cita um porta-voz da Força Aérea norte-americana.

A viagem a Kentucky: para ir ver o eclipse solar?

A lua-de-mel não é a única viagem na qual o Secretário do Tesouro norte-americano está a ser investigado. No mês passado, Steven Mnuchin foi ao estado de Kentucky, também com a mulher, para discursar num evento com o senador Mitch McConnell e visitar as reservas de ouro em Fort Knox. Mas o casal também aproveitou a viagem para ver o eclipse total do sol, que aconteceu no dia 21 de agosto e que atravessou o país da costa oeste à este — o que não se observava nos Estados Unidos desde 1918.

Rich Delmar, conselheiro do Gabinete do Inspector Geral, garantiu ao Financial Times que “estão a analisar todos os requisitos para usar aviões militares”.

Steven Mnuchin, o Mr. Hollywood a quem Trump deverá entregar a pasta do Tesouro