Mais de 500 operacionais combatem dois incêndios nos distritos de Santarém e Aveiro, que deflagraram na tarde desta segunda-feira, refere a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo a ANPC, os incêndios de Mação e de Carregal do Sal eram as duas ocorrências ativas mais importantes no território nacional.

O fogo de Mação, no distrito de Santarém, que deflagrou às 15h18 na localidade de Chão de Codes, mobilizava 313 operacionais, apoiados por 86 meios terrestres e cinco meios aéreos. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, os meios no terreno estão a efetuar “defesa periférica” às localidades de Aldeia de Eiras e Castelo.

No distrito de Viseu, continuava ativo o incêndio de Beijós/Pardieiros, no município de Carregal do Sal, que teve início às 15h32 em Beijós/Pardieiros, com duas frentes ativas. No local estavam 222 operacionais, auxiliados por 61 viaturas e dois meios aéreos. Neste fogo não há povoações ameaçadas, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.