Foi uma semana de muitos nervos mas há luz ao fundo do túnel, que se tornou um precipício para jogadores como Gareth Bale (falhou os 30 candidatos à Bola de Ouro e viu o País de Gales afastado do Mundial) e o paraíso para outros, como se viu pela festa dos heróis islandeses após a qualificação para o Campeonato do Mundo.

Contas feitas, existem 23 equipas confirmadas para a prova do próximo ano na Rússia, num lote que fecha no próximo mês com a última ronda africana e os playoffs europeus e intercontinentais. E nenhuma delas é o Estados Unidos, que perdeu em Trinidad e Tobago e vai falhar pela primeira vez desde 1986 uma fase final do Mundial…

Europa: 10 apurados (incluindo a Rússia), 4 por apurar

França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polónia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Islândia confirmaram o apuramento direto ao vencerem os respetivos grupos de qualificação, com a curiosidade de apenas os germânicos, atuais campeões do mundo, terem conseguido o pleno de dez vitórias (espanhóis e belgas tiveram um empate, a Seleção Nacional somou uma derrota). Um quadro onde, à exceção da surpresa (ou confirmação) escandinava, acabou por imperar a lei do mais forte, passando o favorito (pelo menos no plano teórico) de cada grupo. A estes acrescenta-se ainda a Rússia, que será o país organizador do evento depois de já ter recebido a Taça das Confederações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora, restam ainda quatro vagas que serão discutidas por oito seleções num playoff com eliminatórias a duas mãos: Suíça, Itália, Dinamarca, Croácia, Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e Rep. Irlanda. O sorteio realiza-se dos encontros na próxima terça-feira e os jogos realizam-se a 9/11 e 12/14 de novembro.

América do Sul: 4 apurados, 0/1 por apurar

A última jornada teve 16 golos em cinco jogos, mas houve apenas uma significativa alteração nos conjuntos que iam acompanhar o já apurado Brasil para o Mundial: saiu o Chile, entrou a Argentina, com uma troca direta de posições entre o terceiro e o sexto lugar. Assim, e além de Brasil e Argentina, ficaram também apurados Uruguai e Colômbia.

O Peru, quinto classificado da zona sul-americana, vai agora defrontar o vencedor do grupo da Oceânia, a Nova Zelândia, num dos playoffs intercontinentais. Os jogos realizam-se a 6 e 14 de novembro,

África: 2 apurados, 3 por apurar

A qualificação africana é a que tem mais decisões ainda em aberto, que serão tomadas na última jornada da fase de grupos entre os dias 10 e 14 de novembro. Com Nigéria (eliminou Zâmbia, Camarões e Argélia) e Egito (afastou Uganda, Gana a e Congo) apurados, falta ainda apurar os vencedores dos grupos A (entre Tunísia e Rep. Congo), C (entre Marrocos e Costa do Marfim) e D (sairá entre Senegal, Burkina Faso, Cabo Verde e África do Sul).

Ásia: 4 apurados, 0/1 por apurar

Irão (treinado pelo português Carlos Queiroz) e Coreia do Sul no grupo A e Japão e Arábia Saudita, no grupo B, terminaram nas duas primeiras posições da terceira fase e asseguraram qualificação direta para o Mundial.

O quinto lugar acabou por cair para a Austrália, que venceu esta manhã (em Portugal) a Síria no prolongamento da segunda mão do playoff (2-1, após o empate a uma bola no primeiro jogo) e assegurou presença no playoff intercontinental, onde vai agora defrontar as Honduras, quarto classificado da América do Norte e Caraíbas que terminou esta madrugada. As partidas vão disputar-se a 6 e 14 de novembro.

América do Norte e Caraíbas: 3 apurados, 0/1 por apurar

A última ronda do grupo final da América do Norte e Caraíbas foi palco da principal surpresa da noite e até da qualificação: com México e Costa Rica já apurados para o Mundial, as decisões passavam por quem se qualificava de forma direta, quem ia ao playoff e quem ficava de fora, com vantagem pontual e em termos de calendário para os Estados Unidos, que defrontavam o último classificado, Trinidad e Tobago.

Todavia, as contas saíram todas furadas: os americanos perderam por 2-1 e disseram adeus ao Mundial, depois dos surpreendentes triunfos do Panamá frente à Costa Rica (2-1) e das Honduras com o México (3-2). Os hondurenhos terão ainda assim de disputar o playoff intercontinental contra o quinto da Ásia, a Austrália, ao passo que os panamianos vão pela primeira vez participar na fase final de um Campeonato do Mundo.

Oceânia: 0/1 por apurar

A Nova Zelândia ainda apanhou um pequeno susto na segunda ronda de qualificação da Oceânia, quando venceu apenas no desempate por grandes penalidades a Papua Nova Guiné (0-0, 4-2). No entanto, conseguiu mesmo apurar-se para o playoff intercontinental onde vai encontrar o Peru, quinto classificado da zona sul-americana, após vencer as Ilhas Salomão na final (6-1 na primeira mão, 2-2 na segunda).