O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, publicou um artigo na revista feminina Marie Claire em que defende que os rapazes devem ser educados como feministas. “Os nossos filhos têm o poder e a responsabilidade de mudar a nossa cultura de sexismo”, escreve Trudeau.

O chefe do governo canadiano recorda que foi a sua mulher, Sophie, que o alertou para esta necessidade, chamando a atenção para o facto de não apenas a filha do casal, Ella-Grace, mas também os filhos, Xavier e Hadrien, terem de ser educados como defensores das mulheres.

“Quero que eles estejam confortáveis sendo eles próprios e sendo feministas, batendo-se pelo que é correto, que se possam olhar nos olhos com orgulho”, escreve Trudeau, destacando que “todos nós beneficiamos quando as mulheres e as raparigas têm as mesmas oportunidades que os homens e os rapazes”.

Para Trudeau, que se descreve como feminista, o feminismo é “o reconhecimento de que quando somos todos iguais, somos todos mais livres”.

Como recorda o The Guardian, Justin Trudeau foi alvo de atenção internacional quando foi eleito, ao nomear um governo composto por homens e mulheres em igual número. Contudo, o governo de Trudeau tem sido criticado por não ser capaz de ações concretas em defesa das mulheres canadianas — por exemplo, relativamente às mulheres indígenas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR