789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Além de Tancos, Santa Margarida. Peças furtadas de carro de combate encontradas na sucata

Este artigo tem mais de 5 anos

Antes do roubo em Tancos, houve um furto no Campo Militar de Santa Margarida. GNR recuperou cinco toneladas de peças de um M47 numa sucata na Chamusca. Ministério da Defesa não responde.

O Campo Militar de Santa Margarida, em Constância
i

O Campo Militar de Santa Margarida, em Constância

Inácio Rosa/LUSA

O Campo Militar de Santa Margarida, em Constância

Inácio Rosa/LUSA

A GNR recuperou cinco toneladas de peças furtadas de um carro de combate do Campo Militar de Santa Margarida. As peças foram descobertas numa sucata na Chamusca pouco mais de um mês antes do desaparecimento de armamento militar do Paiol Nacional de Tancos. Foi também na Chamusca que a Polícia Judiciária Militar encontrou, esta quarta-feira, o material de guerra que estava desaparecido.

Segundo fonte da GNR ao Observador, o material terá sido furtado de Santa Margarida em “várias visitas” às instalações militares. Visitas estas feitas pelo suspeito (ou suspeitos) de carro — como perceberam as autoridades no local. “Dificilmente levariam tudo de uma vez”, acrescentou a mesma fonte. Para se ter uma ideia, um carro de combate destes (vulgarmente conhecido por tanque de guerra) pode pesar 20 toneladas. Os carros de combate estariam em Santa Margarida ao ar livre.

Aliás, o acesso a estes equipamentos é feito de forma fácil, sem que seja necessário cometer qualquer ilegalidade. Na zona onde está a “linha de alvos” (o conjunto de carros usados para fazer treino de tiro com carros de combate) não há sequer muros a delimitar a zona, apenas placas com a indicação “zona militar”. É comum passarem habitantes de aldeias situadas à volta da base ao volante dos seus tratores. Quando querem fazer treino de tiro, os militares colocam camiões no perímetro para garantir que ninguém cruza o terreno nesses momentos.

As peças retiradas dos carros de combate da base militar foram depois vendidas ao sucateiro, que pagou cerca de 800 euros pelo material, mas que garante às autoridades não se recordar de quem lho vendeu. O material apreendido foi reconhecido ainda na sucata por um oficial do Exército. Pertence a um tanque de guerra M47 usado na carreira de tiro de Santa Margarida para treino dos militares. A GNR suspeita que na origem do furtos esteja um grupo de suspeitos já referenciado pelas autoridades por furto de metais não preciosos. Os suspeitos vivem perto da Base Militar e até já foram apanhados por furto de cobre. Na altura, o caso foi tratado com o maior secretismo e entregue à Polícia Judiciária Militar, que começou a investigar o caso, como confirmou ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A apreensão do material militar aconteceu no final de abril. Cerca de dois meses depois, foi tornado público o desaparecimento de material de guerra de outra unidade militar ali próxima: o Paiol Nacional de Tancos. Entre o material de guerra desaparecido estavam granadas ofensivas e lança-granadas foguete LAW, agora recuperados também na Chamusca. O material foi encontrado esta quarta-feira depois de uma chamada anónima para o posto da GNR de Loulé. Também tratado com o máximo secretismo, foram militares do próprio Núcleo de Investigação Criminal daquele posto que se deslocaram à Chamusca com a PJ Militar para verificarem se estava, de facto, ali o material desaparecido. A GNR local não foi sequer informada.

[No mapa, vemos a localização do Paiol Nacional de Tancos (assinalado com um A), do Campo Militar de Santa Margarida (assinalado com um B) e da Chamusca (assinalada com um C), onde foi encontrado, em sítios e momentos diferentes, o material roubado das duas propriedades militares.]

Material de Tancos ia para Santa Margarida

O armamento está agora a ser analisado em Santa Margarida para concluir se corresponde, de facto, ao material que desapareceu. Ao Observador, uma fonte da PJ Militar não estabelece ligações entre os dois casos e diz, até, que a investigação ao desaparecimento de parte de um carro de combate está “parada”.

O responsável pela sucata negou ter tido qualquer apreensão de material militar naquelas instalações. Versão contrariada pelas autoridades. O Observador perguntou ao Ministério da Defesa como é possível entrar nas instalações militares de Santa Margarida para vários furtos e não ser detetado. Mas até agora não obteve qualquer resposta.

O Campo Militar de Santa Margarida assegura o apoio administrativo e logístico, e o apoio à formação e ao treino operacional das unidades militares implantadas na área de Santa Margarida. Já depois do desaparecimento do material de guerra de Tancos, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, anunciou um reforço das medidas de segurança (nomeadamente na videovigilância) do campo Militar de Santa Margarida. O objectivo seria receber aí o material agora armazenado em Tancos, que seria encerrado por causa das “dificuldades logísticas de garantir a segurança dos equipamentos”. O Ministério da Defesa também não respondeu se estes planos já estão em marcha.

Exército cancela investimentos em Tancos e reforça em Santa Margarida

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora