Quem vão ser as mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020? As crianças é que sabem

Pela primeira vez na história dos Jogos, as crianças do país anfitrião, Japão, vão poder votar naquelas que serão as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

i

AFP PHOTO / Kazuhiro NOGI

AFP PHOTO / Kazuhiro NOGI

“Que tipo de mascotes vamos conhecer em Tóquio em 2020?” — é esta a pergunta que é feita na página dos Jogos Olímpicos. É uma pergunta para a qual não temos resposta, pois essa está, pela primeira vez, nas mãos das crianças. São elas que vão votar em quem querem que sejam as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. As opções finalistas já foram anunciadas.

As opções de candidatos a mascotes, ainda sem nome (esse será escolhido posteriormente pelo Comité Olímpico), são três, por enquanto denominadas de A, B e C. Os candidatos A aparentam ser ambos personagens alienígenas, os B são uma raposa e um cão inspirados em figuras da sorte japonesas e os C têm origem em personagens de contos. Todas elas são apresentadas num vídeo no qual são descritas as suas origens, os seus poderes, traços de personalidade e a sua relação com o respetivo par.

https://www.youtube.com/watch?v=ueSQZS6W4bo

O comissário para os assuntos culturais e diretor do comité de seleção da mascote, Ryohei Miyata, disse que decidiram “encorajar as crianças a participar nas preparações para os Jogos de Tóquio de 2020 ao deixá-las escolher as mascotes, pois as crianças representam um futuro que Tóquio 2020 quer incorporar através dos Jogos”.

Os únicos que podem votar são estudantes do ensino primário e de escolas internacionais japonesas. De momento, e de acordo com o Japan Times, mais de 4 mil escolas já se inscreveram nas votações, que começaram esta segunda-feira.

Há quase 50 anos que existem mascotes para os Jogos Olímpicos. A primeira de todas, chamada Schuss, apareceu em 1968 para os Jogos de inverno em Grenoble, França, e desde então que todas as edições têm a sua. A seguir a Schuss veio Waldi, um dachshund colorido, que, em 1972, se tornou a primeira mascote dos Jogos de verão.

A votação para as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 termina no dia 22 de fevereiro de 2018. De acordo com a organização, os resultados serão anunciados nesse mesmo mês.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.