Euro

Um ministro das Finanças da zona euro só por si “não resolve problema nenhum”, diz Costa

O primeiro-ministro considerou que a criação de um ministro das Finanças da zona euro só faz sentido se for resultado de outras reformas de fundo do espaço da moeda única.

FRANCOIS LENOIR / POOL/EPA

O primeiro-ministro considerou esta sexta-feira, em Bruxelas, que a criação de um ministro das Finanças da zona euro, proposta recentemente pela Comissão Europeia, só faz sentido se for resultado de outras reformas de fundo do espaço da moeda única.

“Haver um ministro das Finanças só para haver um ministro das Finanças é uma daquelas soluções institucionais que não resolvem problema nenhum”, disse António Costa, sustentando que “as questões institucionais não são as questões centrais para a reforma da zona euro”, mas antes “uma consequência do que se acordar sobre a reforma da zona euro”.

António Costa falava à imprensa depois de um Conselho Europeu de dois dias em Bruxelas, que incluiu, esta sexta-feira de manhã, uma “Cimeira do Euro”, na qual foi discutida o aprofundamento da União Económica e Monetária.

Portugal reforça apoio financeiro a África em mais de mil milhões

O primeiro-ministro anunciou, em Bruxelas, o reforço de 1.350 milhões de euros da participação portuguesa no fundo de apoio ao desenvolvimento em África.

“Portugal anunciou o reforço significativo da sua dotação para o fundo fiduciário para África, acrescentando 1.350 milhões de euros à dotação inicial de 400 mil euros”, tendo o reforço sido transferido na quinta-feira, disse o primeiro-ministro, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho Europeu.

António Costa salientou ainda que “houve um esforço conjunto de todos para reforçar a capacidade de financiamento dos programas da União Europeia em África”.

O reforço do apoio financeiro a África integra a estratégia europeia de combate ao fluxo migratório, um dos temas que esteve na agenda da cimeira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)