Bitcoin

Corretor de bitcoin foi raptado em Kiev

Pavel Lerner foi raptado no passado 26 de dezembro quando saía dos escritórios da Exmo na capital da Ucrânia. Homens com balaclavas agarraram-no e atiraram-no para dentro de um Mercedes, relata a BBC.

George Frey/Getty Images

Terá sido no final do dia de trabalho que Pavel Lerner, especialista em Bitcoin e corretor da Exmo, uma plataforma universal de compra e venda de criptomoedas, foi raptado. Vários homens com a cara tapada por balaclavas terão manietado o russo, de 40 anos, que atiraram depois para o banco traseiro de um Mercedes preto, relata a BBC, citando media russos e ucranianos.

Contactada pela BBC, a polícia de Kiev confirmou o rapto de um homem no dia posterior ao Natal, mas não a identidade de Lerner, descrito como um “proeminente especialista russo” em Bitcoin.

Também à BBC, Anatoliy Larin, o porta-voz da Exmo, empresa registada no Reino Unido, mas com escritórios na capital ucraniana, com 94.955 utilizadores ativos no site, garantiu que o rapto de Pavel Lerner não coloca em causa o funcionamento da plataforma — nem o investimento dos clientes.

Estamos a fazer tudo o que é possível para acelerar as buscas por Pavel Lerner. Apesar da situação, a empresa está a funcionar com normalidade. Também queremos deixar claro que a natureza do trabalho de Pavel na Exmo não lhe dá acesso nem aos depósitos nem aos dados pessoais dos utilizadores. Todos os fundos estão absolutamente seguros.”

Curiosamente ou não, dois dias depois do rapto do russo a Exmo foi alvo de um ataque de negação de serviço, que deixou a plataforma em baixo durante pelo menos 30 minutos, anunciou a empresa na sua conta de Twitter.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças

Um bitcoin por uma incrível taça de chá /premium

José Miguel Pinto dos Santos
626

Qual é o valor de um bitcoin? Uma barra de ouro, uma casa ou um quadro de Picasso? É exatamente igual àquilo que nós, os homens, na nossa inconstância e vaidade lhe queiramos dar. Nem mais, nem menos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)