Terá sido no final do dia de trabalho que Pavel Lerner, especialista em Bitcoin e corretor da Exmo, uma plataforma universal de compra e venda de criptomoedas, foi raptado. Vários homens com a cara tapada por balaclavas terão manietado o russo, de 40 anos, que atiraram depois para o banco traseiro de um Mercedes preto, relata a BBC, citando media russos e ucranianos.

Contactada pela BBC, a polícia de Kiev confirmou o rapto de um homem no dia posterior ao Natal, mas não a identidade de Lerner, descrito como um “proeminente especialista russo” em Bitcoin.

Bitcoins. O que são, como se produzem e para que servem as moedas virtuais que os “hackers” exigem como resgate

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também à BBC, Anatoliy Larin, o porta-voz da Exmo, empresa registada no Reino Unido, mas com escritórios na capital ucraniana, com 94.955 utilizadores ativos no site, garantiu que o rapto de Pavel Lerner não coloca em causa o funcionamento da plataforma — nem o investimento dos clientes.

Estamos a fazer tudo o que é possível para acelerar as buscas por Pavel Lerner. Apesar da situação, a empresa está a funcionar com normalidade. Também queremos deixar claro que a natureza do trabalho de Pavel na Exmo não lhe dá acesso nem aos depósitos nem aos dados pessoais dos utilizadores. Todos os fundos estão absolutamente seguros.”

Curiosamente ou não, dois dias depois do rapto do russo a Exmo foi alvo de um ataque de negação de serviço, que deixou a plataforma em baixo durante pelo menos 30 minutos, anunciou a empresa na sua conta de Twitter.