Ambiente

Carros eléctricos podem circular mais depressa

920

Será a nova moda? A Áustria vai limitar a velocidade máxima dos veículos com motor a combustão a 100 km/h, para reduzir as emissões. Mas pondera permitir aos eléctricos continuar a rodar a 130 km/h.

Aqueles que pensam que a maioria dos condutores vai a correr trocar o seu carro, com motor a combustão, por um veículo eléctrico (VE) apenas para proteger o ambiente, ou não habitam este planeta há tempo suficiente, ou não querem aperceber-se do óbvio.

O sucesso dos eléctricos depende das vantagens que os Estados ofereçam aos seus utilizadores, do acesso a determinadas zonas vedadas a motores de combustão, passando pelo preço, vantagens fiscais e facilidades no estacionamento ou portagens. Só assim os clientes se vão “esquecer” das limitações que os VE impõem, em termos de autonomia, peso e tempo de recarga.

Se tem dúvidas, basta recordar que o sucesso dos VE na Noruega, o líder destacado nas vendas desta classe de veículos, foi construído à custa do não pagamento de impostos, portagens, estacionamento e energia, entre outras regalias. E que bastou a reintrodução de impostos, ainda que parcial, para que o mercado arrefecesse.

Ora, a Áustria parece ter aprendido a lição e tratou de encontrar soluções para tornar os VE mais apelativos. E de uma forma que não lesa os cofres do Estado. A velocidade máxima nas auto-estradas locais está há muito fixada nos 130 km/h. Recentemente, nas zonas mais próximas das grandes cidades, foi decidido reduzir esse valor para 100 km/h, tendo como objectivo a redução das emissões, pois quanto menor é a velocidade, mais baixo é o consumo e, por tabela, as emissões.

Seguindo este raciocínio, o Governo austríaco está a pensar permitir que os carros eléctricos continuem a circular a 130 km/h. Logo, a passar pelos outros a gasolina e a gasóleo, isto porque a maior velocidade dos VE não implica uma maior poluição. É certo que o método norueguês é de longe mais abrangente e eficaz, mas esta ideia austríaca não deixa de ter o seu mérito. E sai barata.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)