Esta sexta-feira, 5 de janeiro, vários carros alegóricos saíram à rua em Espanha para celebrar o Dia dos Reis. Ao contrário do que acontece por cá, com os portugueses a trocar as prendas na noite de 24 de dezembro ou na manhã de Natal (25), os espanhóis fazem essa troca a 6 de janeiro, mas antes vão para as ruas ver participantes disfarçados de Reis Magos desfilar enquanto os seus pajens atiram caramelos e doces às crianças.

Só em Madrid estavam previstos acontecer um total de 17 desfiles, incluindo o de Puente de Vallecas, que esteve envolvido em polémica devido à participação de três drag queens — La Prohibida, Roma Calderón e Dnoé Lamiss –, que foram convidadas para desfilar no “carro alegórico pela igualdade e diversidade LGBT”.

Contrariando a vontade dos partidos mais conservadores, uma carrinha colorida, com purpurinas e decorada com uma bandeira da comunidade LGBT participou no desfile e, lá dentro, seguiu uma comitiva que, em vez de usar trajes alusivos ao Dia dos Reis, optou por pijamas animalescos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espanha. A polémica das drag queens que querem ser “rainhas magas”

Em fotogaleria, veja algumas fotografias do desfile que ocupou as principais ruas da cidade de Madrid.