Ninguém parece ajustar-se tão bem aos trajes tradicionais indianos como o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, anunciou a BBC. Durante a primeira visita oficial ao país, para assistir ao festival de luzes Hindu, o primeiro-ministro do Canadá deu que falar pelo manifesto esforço de adaptação aos trajes e tradições indianas.

Justin Trudeau não é uma pessoa estranha aos trajes indianos — veste regularmente durante as celebrações oficiais de Diwali, o festival de luzes Hindu, um dos mais importantes eventos do calendário religioso indiano. E as fotografias do festival do ano passado mostram que nem sequer se intimida por exibir roupas ao estilo Bollywood, que na Índia já motivaram as melhores reações por parte dos indianos.

O primeiro-ministro chegou à Índia para a primeira visita oficial no passado sábado, dia 17 de fevereiro, e tem viajado pelo país. A viagem de uma semana, que conta apenas com um dia de folga entre visitas oficiais, tem feito com que as atenções se centrem no primeiro-ministro canadiano.

Aquilo de que os indianos falam, no entanto, é completamente diferente: aquilo que Justin Trudeau tem usado é, segundo avança a BBC, exagerado. A família do primeiro-ministro usou um fato tradicional indiano não mais do que três vezes na viagem, até agora, com fotos publicadas pelos meios de comunicação indianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A família do primeiro-ministro encontrou-se com algumas estrelas do Bollywood, na cidade de Mumbai, e tanto o primeiro-ministro como a família escolheram um traje tipicamente indiano que seria perfeito, mas para um filme, não tanto para os encontros que tinha em agenda, avança a BBC. O mesmo meio de comunicação avança que o mais estranho foi que a família usasse trajes diferentes daqueles que estavam a usar, por exemplo, os próprios atores indianos.

Até agora, Justin Trudeau não parece estar incomodado com aquilo que se tem dito sobre si, na Índia. O porta-voz do governo canadiano adiantou ainda à BBC que o primeiro-ministro não está a ser “desprezado” pelo governo indiano.

Veja algumas dessas imagens na fotogaleria.