A relação entre música e moda vai muito além das playlists que dão ritmo aos desfiles e o espetáculo que aterra emLisboa, já nesta quinta-feira à noite, é a prova disso. Chama-se Style Out Loud e assinala o arranque da 50ª edição da ModaLisboa. Entre DJs internacionais, estrelas do voguing e músicos portugueses, a música e a moda vão subir juntas ao palco do Capitólio. “É uma festa inclusiva, aberta a todos os estilos. Queremos pessoas que se destaquem pelo seu estilo próprio e fugir daquelas ideias de exclusividade e elitismo que continuam associadas à maioria das semanas da moda”, afirma Jesus Martinez, o produtor do espetáculo.

“É por isso que falamos em estilo, mais do que em moda. O estilo tem uma conexão muito maior com as pessoas e não é só roupa nova, é tudo, é qualquer coisa que se vista”, completa. A primeira edição do Style Out Loud conta com cinco nomes em cartaz: Ana Matronic, os portugueses D’Alva, o francês Kiddy Smile, a portuguesa Surma e Emmanuelle, a DJ cuja nacionalidade é, no mínimo, difícil de definir. Todos eles vão atuar vestidos por designers portugueses, um espetáculo que resulta de seis meses de trabalho e que a certa altura exigiu que músicos e criadores de moda encontrassem uma sintonia entre si.

Ana Matronic © Seth Kirby

Valentim Quaresma, Luís Carvalho, Patrick de Pádua, Carla Campos e Ricardo Andrez encarregam-se dos figurinos, eles próprios partes essenciais das performances da noite. “Alguns vão usar peças novas, outros peças de coleções anterior ou até mesmo feitas de propósito para o espetáculo. Foi decidido pelos artistas em conjunto com os designers”, explica Martinez, proprietário da agência Street Style Creative, sediada em Berlim, onde o concerto desta quinta-feira será transmitido em live streaming, tal como irá acontecer em França, Holanda e Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há 10 anos que o produtor visita Lisboa com regularidade, até que no verão passado a ideia saiu da gaveta. “A cidade tem um estilo muito próprio e acho que isso acontece por causa do impacto da própria luz na forma das pessoas se vestirem”, conta. A ModaLisboa achou piada ao conceito e apadrinhou o espetáculo a propósito da sua 50ª edição. A estreia em Lisboa é só o começo. O Style Out Loud terá uma segunda edição em Berlim, prevista para setembro.

De volta ao cartaz, a noite de quinta-feira adivinha-se sobretudo dançante. Vestida com a “artilharia pesada” de Valentim Quaresma, Ana Matronic, dos Scissor Sisters, promete um banho de pop, com uma piscadela de olho à disco e à estética queer. A música ligeira e contente dos D’Alva ganham força com as criações de Luís Carvalho, enquanto Surma, vestida por Carla Campos, parte do jazz para explorar sonoridades bem mais alternativas. O streetwear de Patrick de Pádua vai dar ainda mais força à performance de Kiddy Smile. O artista, que domina também a arte do voguing, prepara-se para lançar o seu primeiro álbum ainda este ano, inevitavelmente voltado para a música eletrónica. A morar no Porto, Emmanuelle encontrou em Ricardo Andrez uma espécie de alma gémea. A miúda do italopop colabora frequentemente com 2 Many DJs (DJ set) e vem para pôr o Capitólio a balançar.

O quê? Style Out Loud
Quando? Dia 8 de março, às 20h
Onde? Capitólio, Parque Mayer, Lisboa
Quanto? 14,99€ (bilhetes à venda no Eventbrite)