A Proteção Civil previu na segunda-feira uma redução gradual dos caudais do rio Tejo, mantendo, contudo, ativo o Plano Especial de Emergência na Bacia do Tejo em nível azul, devido à “instabilidade meteorológica que ainda se verifica”.

Em comunicado emitido na noite desse dia, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirma que o caudal do rio Tejo “continua com variações”, mantendo-se o seu valor médio abaixo dos 1.200 metros cúbicos por segundo.

“As barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode têm debitado nas últimas horas valores com alguma flutuação entre os 900m3/s e 1600m3/s no conjunto das barragens”, afirma a nota emitida às 22h06.

O plano especial tem quatro níveis — azul, amarelo, laranja e vermelho (o mais grave) –, tendo sido acionado sábado de manhã no nível amarelo, passando a azul na noite de domingo.

Segundo o CDOS de Santarém, “poderão ainda verificar-se algumas oscilações pontuais, mas a previsão vai no sentido de uma redução gradual dos caudais”, sendo que “o regresso total das águas ao seu leito normal será lento, dificultando a normalização da circulação rodoviária”, pois permanecem submersas três vias no concelho de Coruche — os caminhos municipais 1445, entre Rebolo e Biscaínho, e 1427, entre Amieira e Raposeira, e a estrada municipal 590, entre Couço e Santa Justa — e a ponte dos Alcaides-Almajões no de Santarém.

O CDOS mantém o aconselhamento à população para que retire equipamentos e animais de zonas normalmente inundáveis e não atravesse, com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR