Volkswagen

O VW Golf a gasolina que pode “enterrar” os diesel

751

A VW vai continuar a fugir dos diesel como o diabo da cruz, especialmente dos motores antigos. O bloco 1.5 TSI de 130 cv, cheio de tecnologia, anda mais, gasta menos, e é mais barato do que o 1.6 TDI.

Os motores diesel mais pequenos, sobretudo os mais antigos, estão condenados a ter uma vida cada vez mais difícil do seio da Volkswagen, bem como dos restantes fabricantes. São caros, principalmente pela necessidade de terem que respeitar os limites das emissões nocivas, o que os torna pouco interessantes em termos de rentabilidade. Por outro lado, sofrem cada vez mais a concorrência dos mais avançados motores a gasolina, que conseguem facilmente atingir o mesmo nível de consumos em ritmo de passeio. A puxar pelo motor é outra conversa e, aí, os diesel continuam a ter vantagem. Vem isto a propósito do novo motor 1.5 TSI de 130 cv que equipa o Volkswagen Golf, alternativa esta que está ‘condenada’ a substituir o diesel, nomeadamente o 1.6 TDI.

Mas, que trunfos tem esta motorização? Para começar, não está abrangida pela actual guerra aos motores a gasóleo, trunfo que complementa com o facto de ser menos ruidosa e mais potente. Coloca à disposição do condutor 130 cv, em vez de 90 ou 115 cv, consoante a versão do 1.6 TDI, o que se traduz por maiores acelerações, uma velocidade máxima superior e a capacidade de lidar mais facilmente com uma condução mais desportiva. E basta analisar os dados anunciados pelo fabricante para confirmarmos o carácter mais dinâmico do motor a gasolina, pois se o diesel se fica pelos 198 km/h de velocidade máxima, o 1.5 TSI 130 cv atinge 210 km/h, para depois no que respeita à capacidade de ir de 0 a 100 km/h, o gasolina cumprir essa meta em 6,2 segundos, contra 10,2 do Golf com motor a gasóleo de 115 cv.

No rol de vantagens do novo 1.5 TSI de 130 cv está ainda o facto de conseguir rivalizar com o diesel em consumos. Milagre? Não: isso só é possível graças a uma série de tecnologias de ponta. Desde logo, funciona segundo o ciclo Miller, mais vocacionado para a economia do que o Otto, tradicional nos motores a quatro tempos. Depois, oferece um turbocompressor de geometria variável, uma solução sofisticada e rara em motores a gasolina, que podemos encontrar no… Porsche 911 Turbo. Com isto garante-se uma melhor resposta a baixo regime.

Não contente, o Golf 1.5 TSI de 130 cv usufrui ainda de duas soluções viradas exclusivamente para o consumo e, por tabela, para as emissões. A primeira é a possibilidade de desactivar dois dos quatro cilindros sempre que o acelerador não está muito pressionado e a velocidade está abaixo dos 130 km/h. A segunda solução passa pela função coasting, só disponível se o veículo estiver equipado com caixa automática DSG, e que desliga o motor e abre a embraiagem, para que o veículo role livremente em plano ou a descer, sempre que o condutor desacelera. Só com isto, o construtor germânico afirma que reduz o consumo em 0,4 litros, importante numa fase em que todos os pinguinhos contam.

Para o coasting funcionar, o Golf necessita de fornecimento de energia quando motor está parado, pelo que o Golf com esta mecânica está equipado cum uma solução denominada Micro Hybrid System, que nada tem a ver com os tradicionais híbridos, em que um motor eléctrico ajuda o motor de combustão, mas sim um sistema a 12V que recorre a uma bateria extra, a qual assegura que tudo continua a funcionar nas fases em que o motor está parado.

O resultado é que o 1.5 TSI de 130 cv gasta apenas 4,8 litros/100 km, emitindo 110 g de CO2 por quilómetro. Comparado com o antigo 1.4 TSI de 125 cv, este gasta 5,3 e emite 120 g. Mas é importante ter ainda presente o factor preço, com o 1.5 TSI de 130 cv a ser mais barato do que o 1.6 TDI de 115 cv em cerca de 2.600€ (nas mesmas condições e para a versão Confortline), o que invariavelmente acabará por liquidar o motor a gasóleo. Tanto mais que a desvantagem da unidade a gasolina não é grande, em matéria de consumos e emissões, pois o consumo é de 4,8, contra 4,1 litros/100 km, a que correspondem emissões de CO2 por quilómetro de 110 gramas, contra 106 g do 1.6 TDI.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)