791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Lula está a um passo da prisão. E nas presidenciais: continua na corrida ou desiste?

Este artigo tem mais de 5 anos

O Supremo Tribunal rejeitou o habeas corpus e Lula está a um passo da prisão. Mas ainda pode ser candidato às presidenciais de outubro, apesar de admitir sair da corrida eleitoral.

A defesa de Lula tem até 10 de abril para apresentar recurso. Não será fácil: terá de fazê-lo no tribunal que até agora foi mais duro com ele
i

A defesa de Lula tem até 10 de abril para apresentar recurso. Não será fácil: terá de fazê-lo no tribunal que até agora foi mais duro com ele

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

A defesa de Lula tem até 10 de abril para apresentar recurso. Não será fácil: terá de fazê-lo no tribunal que até agora foi mais duro com ele

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

Desânimo. Foi assim que Lula da Silva e os seus apoiantes receberam a decisão que saiu da votação do Supremo Tribunal Federal (STF) de não aceitar o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-Presidente. É uma decisão de peso, que coloca Lula com um pé dentro da prisão e refém de uma derradeira decisão do Tribunal de Porto Alegre — o mesmo que, em janeiro, não só confirmou a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro como lhe aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.

Ainda assim, apesar de estar mais perto da prisão, Lula não está mais longe de voltar a ser Presidente. O desejo expresso no hino da campanha de 1989 — “Lula lá” — mantém-se vivo: para os apoiantes, é “lá” no Planalto, como dantes; para os opositores, agora é “lá”, mas na prisão. E a hashtag #LulaValeALuta continuou na rua e nas redes sociais, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal.

No entanto, a desistência da corrida às eleições de outubro é um cenário que Lula da Silva não descarta, a avaliar pelas notícias divulgadas pela imprensa brasileira após o julgamento. O Estadão revela que, logo após o voto decisivo de Rosa Weber, o antigo presidente comentou junto do pequeno grupo que o acompanhou enquanto assistia ao julgamento de habeas corpus que “não iam dar o golpe para me deixarem ser candidato”.

Uma declaração que os dirigentes do partido estão a interpretar como uma possibilidade de desistência das eleições presidenciais, marcadas para o próximo mês de outubro. Ainda assim, o PT mantém o discurso de que Lula da Silva — que se mantém à frente nas sondagens — continua na corrida eleitoral, mesmo que a ordem de prisão se concretize e o antigo chefe de Estado do Brasil acabe na prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isso foi para tentar tirar o Lula da eleição, mas podemos registar a candidatura dele, mesmo preso. Acredito que Lula vai ficar pouco tempo na prisão”, afirmou o deputado estadual José Américo Dias, do PT, citado pelo Estadão.

Apesar do desânimo gerado pelo Supremo Tribunal, o certo é que militantes e seguidores do PT mantêm o apoio público a Lula da Silva e começaram a publicar nas redes sociais a hashtag #LulaValeALuta. Objetivo: manter o eleitorado trabalhista unido na apoio a Lula da Silva na corrida à Presidência do Brasil e garantir que não desmobilizam com a decisão da justiça.

Mesmo que Lula ainda não tenha falado publicamente depois da decisão do Supremo, as contas no Twitter do Partido dos Trabalhadores (PT) foram alimentando a resistência noite dentro, com gritos de #LulaLivre e “A luta continua”, mas tornou-se agora claro que o ex-Presidente dificilmente evitará a cadeia. Até dia 10 deste mês, pode apresentar recurso para o Tribunal da 4.ª Região (o tal de Porto Alegre), mas é pouco provável que este volte atrás na sua decisão. O mais certo é os juízes enviarem um ofício a Sérgio Moro, a quem cabe a função de decretar ordem de prisão ao ex-Presidente.

Uma noite entre o silêncio e a batucada

Os apoiantes do político histórico do PT que acompanhavam a sessão à porta do Supremo receberam a declaração de voto da juíza Rosa Weber praticamente em silêncio. Segundo o Folha de S. Paulo, alguns ensaiaram gritos de “povo sem medo”, mas rapidamente a multidão desmobilizou do local pouco depois. Isto após quase 11 horas em que os grupos que assistiram ao julgamento foram alternando os momentos de silêncio com algumas manifestações de festa e batucada nos intervalos dos votos dos juízes. O voto de Rosa Weber, que rejeitou o pedido de habeas corpus, foi a machadada final nos anseios de Lula de conseguir manter-se em liberdade.

Não tenho como reputar ilegal, abusivo ou teratológico o acórdão que, nesta compreensão do próprio Supremo Tribunal, rejeita o habeas corpus, independentemente da minha posição pessoal face ao assunto.”

Foi assim que a juíza, cujo sentido de voto não foi conhecido até ao último minuto (ao contrário do de todos os seus colegas), resumiu a sua posição formalista: a favor de habeas corpus, sim, mas respeitando a jurisprudência do órgão coletivo, apesar de discordar dela. O juiz Dias Toffoli, que discordou de Rosa Weber, disse que a linha de pensamento formalista da sua colega pode levar a uma “petrificação do Direito”.

No final da madrugada, o tribunal rejeitou por 6 votos contra 5 o habeas corpus.

O voto de Rosa Weber foi decisivo para o pedido de habeas corpus ser negado a Lula

A decisão da juíza Rosa Weber foi amplamente discutida dentro e fora do plenário em Brasília. Os apoiantes de Lula condenaram a atuação da presidente do STF, Carmen Lúcia, ao antecipar a discussão do caso Lula à discussão da jurisprudência dos habeas corpus em geral — uma medida que pode ter impedido a formalista Rosa Weber de votar conforme a sua convicção, já que a jurisprudência poderia mudar nesse sentido. No tribunal, alguns juízes que votaram favoravelmente o pedido de habeas corpus de Lula lançaram críticas à presidente do STF. O juíz Marco Aurélio acusou-a de ter uma “estratégia”.

Numa sessão que durou 10 horas e 45 minutos, os 11 juízes do STF alongaram-se em considerações jurídicas sobre a jurisprudência da câmara, a presunção de inocência, o papel daquele tribunal e o direito à liberdade até trânsito em julgado. Mas não só. Para lá do juridiquês de Rosa Weber, criticado pelos internautas incrédulos que pediam “tradução”, houve também linguagem mais terra-a-terra: Gilmar Mendes, que tem tido posições titubeantes em matéria de habeas corpus, disse-se acossado por uns “media opressivos e chantagistas”; Luís Roberto Barroso, que deu espetáculo durante mais de uma hora, aplaudiu a luta à corrupção e declarou não querer deixar aos filhos um país que é “um paraíso de homicidas, estupradores e corruptos”.

Curiosamente, foram estes os dois juízes que foram mais além das considerações legalistas nas suas intervenções. Se o primeiro sentenciou que o PT ajudou a criar o “germe da violência” que grassa no país, o segundo elogiou o legado político de Lula, que “saiu do cargo com altos índices de popularidade” e crescimento económico. Mas, a provar que nem tudo na situação atual brasileira é simples, Gilmar votou pela liberdade do ex-Presidente e Barroso pela sua prisão.

Decisão do STF não afeta candidatura de Lula

Mesmo que coloque Lula cada vez mais perto da prisão, a decisão do STF de negar o habeas corpus ao ex-Presidente não o afasta de ser candidato nas eleições presidenciais brasileiras. A ida às urnas já tem datas marcadas: a primeira volta será a 7 de outubro e segunda volta está agendada para 28 de outubro.

Até ser condenado em todas as instâncias da justiça, Lula pode ser registado como candidato à presidência na lista do PT — mesmo que esteja atrás das grades. O prazo para registar as candidaturas presidenciais termina a 15 de agosto, após o qual os adversários de Lula, tal como o Ministério Público, podem impugnar a sua candidatura. Nesse momento, a bola passa para os pés do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá se permite ou não uma candidatura a Lula. Curiosamente, a partir precisamente de 15 de agosto, Rosa Weber tornar-se-á presidente do TSE — atualmente, o Tribunal é presidido por Luiz Fux e vice-presidido por aquela juíza.

São estes os passos que Lula pode dar para ir às urnas, mesmo atrás das grades:

Ao longo de todo este processo, o PT tem dito várias vezes que “não há plano B”. Ou seja, nas eleições de outubro de 2018, o candidato do partido que governou o Brasil entre 2003 e 2016 é o seu fundador e figura maior: Lula.

A ideia é defendida em público por todas as vozes sonantes do partido. O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, recorreu a uma metáfora futebolística, comparando Lula a Pelé. “Acho que é coisa de amador ficar falando em novos nomes para a candidatura a presidente, do PT ou fora do PT, quando a gente tem o Pelé. Não dá para tirar Pelé do jogo, nós vamos com Pelé até ao último momento”, disse. Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ele próprio apontado com possível plano B, também rejeitou essa ideia: “Não tem plano A, B, C ou D. Nós só temos o plano L, é Lula”, garantiu.

Também a ex-Presidente Dilma Rousseff, que por força do impeachment de que foi alvo em 2016 está impedida de concorrer nestas eleições, insistiu nessa tese numa entrevista recente:

Só temos um plano: Luiz Inácio Lula da Silva. Não tem plano B. Não vamos aceitar que não possamos participar das eleições. Vamos esgotar todas as instâncias”.

Porém, a ideia de que “não há plano B” poderá não passar de uma manobra retórica — e o seu prazo de validade é 17 de setembro. É essa a data limite para o PT apresentar um candidato alternativo caso o TSE chumbe a candidatura de Lula. Será que nessa altura o partido vai tornar a insistir nele, arriscando uma ausência total nas urnas?

Já em fevereiro, uma fonte do PT dizia à BBC que a ideia de que “não há plano B” se deve a duas razões. Primeiro, pelo facto de não haver para já um nome dentro do partido que represente uma verdadeira alternativa a Lula. Depois, porque só com o ex-Presidente na proa o PT consegue manter o seu eleitorado motivado.

Esta ideia de que ‘não há plano B’ tem dois motivos: o primeiro é que não tem mesmo, por agora. E essa tese, como fala pública, mantém a tropa animada e tem o papel pedagógico de não alimentar as pretensões de quem queira ser candidato. Ora é porque não tem mesmo, e ora é para evitar problemas internos”, disse aquela fonte à BBC.

Sem Lula, sondagens preveem futuro desastroso ao PT

Apesar das juras públicas feitas pelo PT e pelos seus dirigentes de topo, há ainda assim dois nomes que circulam como possíveis plano B a Lula: Jaques Wagner (ex-governador da Bahia) e Fernando Haddad (ex-prefeito de São Paulo). Porém, ao contrário de Lula, nenhum deles demonstra uma boa prestação nas sondagens.

Jair Bolsonaro, candidato de extrema-direita, é apontado como vencedor da primeira volta se Lula não for candidato

Segundo a última sondagem Datafolha, feita no final de janeiro — ou seja, depois da condenação em segunda instância de Lula mas antes de lhe ser negado o habeas corpus —, Lula tinha uma previsão de 37% dos votos logo na primeira volta, seguindo-se o político mais destacado da extrema-direita brasileira, o deputado e ex-militar Jair Bolsonaro, com 16%. Segundo a mesma sondagem, Lula sairia por cima numa segunda volta, com 49% dos votos, contra 32% de Jair Bolsonaro.

O caso muda de figura se Lula sair de cena e for substituído por Jaques Wagner ou Fernando Haddad. Nesse caso, os petistas teriam 2% e 3%, respetivamente, falhando em larga medida o acesso a uma segunda volta. E, nesse caso, a primeira volta teria como vencedor Jair Bolsonaro — o pré-candidato às eleições de outubro que ainda no sábado passado festejava o golpe de Estado de 31 de março de 1964, que deu início a 21 anos de ditadura militar.

Esta quarta-feira, Jair Bolsonaro deslocou-se até à manifestação anti-Lula que se formou na Esplanada, zona de Brasília onde se encontra o STF. Perante um grupo de apoiantes, comparou Lula a um “bandido comum”. “Lula não é um bandido especial. Ele é um bandido comum como qualquer outro. A gente espera que, após a votação, o juiz federal Sérgio Moro possa determinar a prisão dele”, disse. E voltou a piscar o olho ao exército: “O exército brasileiro nunca esteve ligado a partido nenhum. O partido dele se chama Brasil”.

Comandante máximo do Exército faz declaração polémica e militares juntam-se

O deputado e pré-candidato Jair Bolsonaro não está sozinho no que toca a declarações polémicas. Ao longo dos últimos dias, vários militares saíram a público para tecer declarações que onde insinuaram a repetição de um golpe de Estado militar, 54 anos depois de 1964.

Horas antes da sessão plenária do STF, o general Villas Boas, comandante do exército brasileiro, escreveu no Twitter: “Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”. Logo noutro post, continuou: “Asseguro à nação que o exército brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”.

As palavras do general Villas Boas não passaram ao lado de alguns militares, que saíram em sua defesa e apoio. Um deles foi Paulo Chagas, general no ativo e também pré-candidato ao governo do Distrito Federal, Brasília. Igualmente no Twitter, escreveu: “Caro comandante, amigo e líder, receba a minha respeitosa e emocionada continência. Tenho a espada ao lado, a sela equipada, o cavalo trabalhado e aguardo suas ordens”.

Também antes da sessão do STF, o general na reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa fez um apelo à “reação armada” caso fosse concedido um habeas corpus a Lula.

Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem. Mas não creio que chegaremos lá”, disse numa entrevista ao Estadão.

Numa ocasião anterior, o mesmo general na reserva já tinha dito que “vai ter derramamento de sangue”. E acrescentou que a atual crise política no Brasil “vai ser resolvida na bala”.

Contra esta maré de declarações, que no Brasil está a ser chamada de “quartelada”, esteve o comandante das Forças Aéreas, Nivaldo Luiz Rossato. “Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos neste momento”, disse. “Seremos sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos.” Será água que chegue para acalmar a fervura que se sente no Brasil?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora