O Facebook anunciou, esta segunda-feira, que ia disponibilizar uma ferramenta para permitir aos utilizadores saberem se o seu perfil foi copiado pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica. A opção começou a aparecer no topo do feed de notícias em perfis nos Estados Unidos e no Reino Unido. Contudo, para os utilizadores que não receberam a notificação, podem aceder diretamente através do centro de ajuda da rede social, através desta hiperligação.

Na ferramenta, disponível apenas em inglês (para já), a plataforma informa o utilizador se as informações do seu Facebook foram ou não recolhidas pela aplicação This Is Your Digital Life.

12 coisas que tem de saber para perceber a polémica do Facebook e da Cambridge Analytica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O caso Cambridge Analytica pôs o Facebook debaixo de fogo depois de o The Guardian, o The New York Times e o Channel 4 terem divulgado que uma aplicação da plataforma — a This Is Your Digital Life — tinha copiado a informação de centenas de milhões de perfis de utilizadores e de amigos destes. Estes dados terão sido utilizados para criar publicidade política específica direcionada ao utilizador com base nos interesses e interação na rede social.

O Facebook tinha conhecimento da situação desde 2015, mas a Cambridge Analytica, e as empresas de análises de dados ligadas ao grupo SCL, terão mantindo os dados pessoais de dezenas de milhões de utilizadores.

Teve a informação do seu perfil recolhida pela aplicação da Cambridge Analytica? Envie um e-mail para tecnologia@observador.pt e conte-nos a história.