Saúde Pública

Rastreios da voz para artistas e população em geral no Hospital Egas Moniz em Lisboa

160

A Fundação GDA, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Voz, que se assinala esta segunda-feira, promove rastreios da voz para artistas e população em geral.

João Relvas/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Fundação GDA, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Voz, que é assinalado esta segunda-feira, promove rastreios da voz para artistas e população em geral, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, coordenados pela otorrinolaringologista Clara Capucho.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), Luís Sampaio, realçou a “importância de se rastrear a voz, nomeadamente os fumadores”, e faz “um balanço positivo” dos rastreios que anualmente se têm realizado por ocasião desta efeméride, através do Hospital Egas Moniz-Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (HEM-CHLO).

Para a GDA, os rastreios de voz são importantes, “pois para os artistas são um instrumento de avaliação do seu instrumento de trabalho, permitindo-lhes corrigir tecnicamente [algumas fragilidades], e tendo atenção e cuidado com a sua saúde”.

Este rastreio foi estendido à população, nomeadamente a que vive nas regiões do interior do país, com o apoio do Hospital Egas Moniz-CHLO, “zonas em que é difícil fazer exames com especialistas, uma ação que contou com o apoio da Direção-Geral de Saúde”.

Também hoje às 15:00, na sede da Fundação GDA, em Lisboa, é anunciada uma colaboração desta entidade com a Direção-Geral das Artes (DGArtes), tendo em vista a ampliação do projeto de Rastreio Nacional da Voz Artística, em curso, às estruturas de produção artística disseminadas pelo país.

A parceria com a DGArtes visa alcançar “mais intensidade”, em termos de participação dos artistas. Através da DGArtes vai ser possível, explicou à Lusa Luís Sampaio, “chegar a mais e variadíssimos artistas”.

Este protocolo vai possibilitar conhecer, por um lado, “um primeiro rastreio da população em geral, com uma ‘cor’ da população artística, e um segundo, mais específico, que vai abranger só a população artística, mais alargada, e que vai permitir fazer alguns trabalhos”.

Nesta cerimónia vai ainda ser divulgado o balanço clínico dos primeiros distritos onde foi realizado o Rastreio Nacional da Voz Artística, iniciado há um ano, com base numa parceria entre a GDA, o HEM-CHLO e a Direção-Geral de Saúde, coordenado pela otorrinolaringologista Clara Capucho.

O rastreio foi iniciado em Lisboa, em abril do ano passado, e prosseguiu em Vila Real, Bragança, Beja, Portalegre, Faro e Évora, tendo em cada uma destas cidades sido dirigido especificamente às comunidades artísticas radicadas naqueles distritos, e, paralelamente, aberto a toda a população.

Os rastreios, gratuitos, aos artistas e população em geral, no Hospital Egas Moniz, prolongam-se até quinta-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Saúde Pública

Esplanadas livres de fumo? Sim, é possível!

Hugo Pinto Gonçalves
570

Algo deve ser feito para proteger os fumadores, os não fumadores e especialmente as crianças. É aqui que temos de insistir: na defesa do não fumador, instituindo o conceito de esplanadas “smoke free".

Saúde Pública

Conhecer e compreender a diabetes

Estevão Pape

135

Sensibilizar os portugueses para a experiência de serem “diabéticos um dia" ou realizar “um dia sem açúcar ou açucarados" irá certamente contribuir para uma vida com menos doença no futuro.

Austeridade

Os custos das escolhas estão aí /premium

Helena Garrido

Todas as escolhas têm custos. Mesmo que à primeira vista não pareçam. Os custos das escolhas financeiras feitas pelo Governo estão agora visíveis na Saúde e nos Transportes, agravando as desigualdades

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)