A Seleção Nacional de judo terminou a parte inicial do terceiro e último dia do Campeonato da Europa com um sentimento agridoce: por um lado, dos quatro atletas que entraram esta manhã em prova, três lutaram esta tarde pela medalha de bronze, tentando repetir a posição alcançada por Telma Monteiro na passada quinta-feira; por outro, acabou por não haver ninguém a alcançar a qualificação para as meias-finais da respetiva categoria. À tarde, a ambição de alcançar mais um pódio acabou por esfumar-se, com Yahima Ramirez a terminar na quinta posição.

Telma Monteiro ganha bronze em Telavive e soma 12.ª medalha em Europeus noutras tantas participações

Jorge Fonseca, sétimo do ranking mundial na categoria de -100kg, começou por afastar o austríaco Laurin Boehler, 17.º do mundo, por ippon, seguindo-se nova vitória por ippon frente a Grigori Minaskin, da Estónia, atual 48.º do mundo mas que ganhou o bronze nos Europeus de 2016. Nos quartos de final, o português acabou por sair derrotado no combate frente ao francês Cyrille Maret (14.º do mundo) por ippon. Seguiu-se a repescagem, onde Fonseca defrontou o azeri Zelym Kotsoiev, líder do ranking de juniores e 22.º do ranking de seniores, mas perdeu apesar de até ter começado o combate com a vantagem de um wazari, ficando assim no sétimo lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Fonseca, o judoca que fez ippon ao cancro. “Incomodou-me a forma como fui exposto na doença”

Já Patrícia Sampaio, atual líder júnior da categoria de -78kg e 55.ª no ranking de seniores, venceu no primeiro combate a ucraniana Anastasiya Turchyn, oitava melhor do mundo, por wazari, seguindo-se uma derrota nos quartos com a francesa Madeleine Malonga, nona do ranking mundial, por ippon. No primeiro combate das repescagens, a jovem judoca enfrentou a alemã Anna Maria Wagner, 17.ª do mundo, mas a germânica levou a melhor por ippon.

Por fim, a veterana Yahima Ramirez, 30.ª do ranking que conquistou a medalha de bronze em 2008 nos Europeus de Lisboa, ganhou à russa Anastasiya Dmitrieva, 14.º do mundo, no golden point, perdendo nos quartos de final com a holandesa Karen Stevenson, sexta do ranking mundial, por wazari. Loriana Kuka, do Kosovo (40.ª do mundo), foi a sua primeira opositora na fase de repescagens desta categoria de -78kg e Yahima venceu por ippon em menos de um minuto e meio, mas acabou por ficar na quinta posição após sair derrotada no combate de atribuição da medalha de bronze com a britânica Natalie Powell, terceira do mundo, após ter somado três shidos.

Anri Egutidze falha a medalha de bronze no último combate Campeonato da Europa de judo

Na categoria de -90kg, Tiago Rodrigues, 196.º do ranking mundial, ficou isento da primeira ronda, perdendo depois com o ucraniano Quedjau Nhabali (48.º do mundo, que eliminara o húngaro Gabor Ver) por ippon.

Desta forma, a comitiva nacional terminou os três dias de Europeus com uma medalha de bronze (Telma Monteiro), dois quintos lugares (Anri Egutidze e Yahima Ramirez) e três sétimas posições (João Crisóstomo, Jorge Fonseca e Patrícia Sampaio).