O pianista brasileiro José Eduardo Martins, o cantor Henrique Janeiro e um ‘quiz’ musical dedicado ao Festival da Eurovisão constituem o cartaz da Noite dos Museus, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, no próximo dia 19. O Museu Nacional da Música, na estação de metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, vai estar de portas abertas no dia 19 partir das 18h00 até depois das 24h00.

Um recital de piano de homenagem a Claude Debussy (1862-1918), por José Eduardo Martins, às 18h00, abre a programação, assinalando o centenário da morte do compositor, antecedido por uma introdução pelo pianista, contextualizando a obra do compositor francês, autor da ópera “Pelléas et Mélisande”. José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, no Brasil, onde estudou com o professor russo José Kliass, tendo seguido para Paris, onde trabalhou com Marguerite Long e Jean Doyen.

O pianista já realizou as integrais de piano de Debussy, Jean-Philippe Rameau, Modest Moussorgsky e Francisco de Lacerda. José Eduardo Martins é ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Constantin Brancusi, da Roménia, e membro honorário da Academia Brasileira de Música. Em 2004 foi condecorado pelo Governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, e em 2011, com a comenda da Ordem da Coroa, pelo rei dos belgas, Alberto II.

Às 21h30, o Museu da Música recebe Henrique Janeiro, músico escolhido por Salvador Sobral para concorrer este ano ao Festival da Canção, onde apresentou a canção “Sem Título”, que se classificou em 4.º lugar na final. Henrique Janeiro nasceu há 23 anos em Coimbra e estudou Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O músico gravou com Salvador Sobral o tema “Tereza e Tomás”, que faz parte do alinhamento do EP que Janeiro editou em 2015, e, atualmente, prepara o seu álbum de estreia, que sairá ainda este ano.

A Noite dos Museus termina no Alto dos Moinhos com um “Quiz Musical – Especial Festival Eurovisão”. “No ano em que se realiza pela primeira vez em Portugal o Festival da Eurovisão, o Museu Nacional da Música propõe um convívio de amigos, testando os conhecimentos musicais, sobre o festival que existe desde 1956”, e no qual Portugal participa desde 1964, com apenas quatro ausências, nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR