Modelos, estrelas da cultura pop ou “imperatrizes do Instagram”. Com mais um Mundial, as WAGs (sigla inglesa que diz respeito às mulheres e namoradas dos jogadores de futebol) entram em ação. Podem estar bem mais discretas do que em anteriores competições, tal como escreve a Sky News, mas não deixam de chamar à atenção. WAGs como Georgina Rodriguez, Shakira, Victoria Beckham e Sara Carbonero (apesar de Iker Casillas não ter sido convocado para o Mundial) não precisam de fazer muito para estar na mira dos fotógrafos ou do interesse do público em geral. Reinventemos os ditados: por detrás de um grande jogador, o mais provável é existir uma WAG.

A história de um conceito

WAGs é um acrónimo usado para referir as “Wives And Girlfriends” de desportistas de alta competição. No singular, o termo pode ser usado para descrever uma companheira em particular. O universo do desporto é bastante abrangente, pelo que as WAGs neste artigo dizem respeito apenas aos jogadores de futebol que vão marcar presença no Mundial (salvo algumas exceções que nunca poderiam ser postas no banco, como Victoria).

Segundo o Eonline, o termo terá sido usado primeiramente pela imprensa tabloide britânica como referência imediata às mulheres e namoradas de jogadores de futebol — com Victoria Beckham a ser considerada a rainha, naturalmente. O acrónimo tornou-se comum durante o Mundial de 2006, ainda que as suas raízes sejam anteriores a esta competição. As WAGs ganharam vida própria e, hoje, são referência em vários países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O livro “Media Representations of Footballers’ Wives: A WAG’s Life” fala na sigla enquanto símbolo “caracterizado e exagerado” da figura feminina, que se tornou “num fenómeno mediático”. Exemplo disso é a citação (pouco simpática) de um artigo de 2008 do Daily Mail, onde se lê que as WAGs são facilmente distinguidas pelo “bronze falso, extensões de cabelo e óculos de sol exagerados”. Importa dizer que as WAGs mais conhecidas construíram uma carreira própria e distanciam-se desta definição: é o caso de Sara Carbonero, que é jornalista desportiva há vários anos, ou da própria Shakira, que já era uma cantora reconhecida internacionalmente quando se juntou ao marido. No mesmo livro, lê-se que, desde que David e Victoria Beckham se tornaram um casal, em 1997, o mundo do futebol e o das celebridades ficou entrelaçado, com as mulheres dos jogadores a serem protagonistas de notícias cor-de-rosa com bastante frequência.

Encontrar rankings da beleza das WAGs é, talvez, dos exercícios mais fáceis na Internet. Apesar do rol de nomes famosos na listas nacionais e internacionais, é possível que as WAGs não tenham a força que em tempos tiveram. Recentemente, a mulher do avançado do Leicester Jaime Vardy disse à revista Fabulous: “As mulheres e namoradas são muito mais discretas agora e é assim que deve ser. O nosso trabalho é apoiar”. Ainda assim, o fascínio é bem real: em 2010, o jornal The Guardian escrevia que muitas jovens mulheres sonham em casar com um jogador de futebol e, assim, garantir uma vida de “luxo permanente”.

O reality show na televisão

“WAGS LA” foi a primeira série televisiva norte-americana dedicada a explorar a vida profissional e pessoal das mulheres e namoradas de desportistas. O programa do canal E! em formato reality show estreou a 18 de agosto de 2015 e não se ficou por aí. Em novembro de 2016, a série foi renovada para uma terceira temporada e o primeiro spin-off aconteceu em outubro desse ano, com “WAGS Miami”. Já em maio de 2017, foi anunciado que “WAGS Atlanta” está em desenvolvimento. No começo de fevereiro deste ano, “WAGS LA” e “WAGS Miami” foram canceladas.

O programa retrata uma vida recheada de luxos, com jatos privados, festas frequentes e muito drama. A primeira temporada de todas, que teve oito episódios, é protagonizada por sete mulheres, de Sasha Gates, considerada a “rainha do grupo”, casada com um jogador que tem um contrato milionário com os San Diego Chargers, às primas Natalie Halcro e Olivia Pierson. Jeff Olde, ex-vice-presidente de programação do canal E!, chegou a dizer que o programa criou uma legião de “fãs leais e apaixonados”.

Apesar de sucessivas temporadas e spin-offs, a série esteve envolvida em polémicas. O site Jezebel, dedicado a notícias de celebridades, chegou a chamá-lo “um dos reality shows mais falsos da televisão”, criticando o guião e as atuações pouco verdadeiras das suas protagonistas. O jornal canadiano The Globe and Mail escreveu que o programa consiste numa “versão superficial das companheiras dos atletas profissionais”. No mesmo artigo, lê-se que “estas mulheres fascinantes que amam e apoiam atletas profissionais têm sido ignoradas pelos media”, alvo de pouca atenção em profundidade, além dos habituais rankings de beleza. Em parte, isso acontece pelo respeito à sua privacidade, mas também devido a “uma crença cultural na sua irrelevância” — ou pior, continua a autora, referindo-se ao preconceito de que estão apenas interessadas em dinheiro. Já o Daily Beast cola a expressão “morte cerebral” ao mesmo programa.

As WAGS portuguesas

Apesar de o termo não ser tão popular em Portugal, comparativamente com o que acontece no Reino Unido e nos Estados Unidos, também existem WAGs de jogadores de futebol portugueses. É o caso de Georgina Rodriguez, namorada de Cristiano Ronaldo, e Vera Ribeiro, mulher de Rui Patrício. Abaixo listamos as mulheres e as namoradas dos jogadores portugueses convocados para o Mundial 2018. 

Georgina Rodriguez não é portuguesa, mas talvez seja o nome mais facilmente reconhecido entre os portugueses. A namorada de Ronaldo é também mãe de um dos seus filhos. Sobre Georgina, Dolores Aveiro, mãe de Ronaldo, disse o seguinte à revista Cristina: “Gosto da Georgina. Gosto. É a mãe da minha neta. É uma futura nora. Ainda não é nora. É futura nora. E é uma pessoa calma”.

Vera Ribeiro é mulher do guarda-redes, ex-Sporting, Rui Patrício. E é também sexóloga, com formação em psicologia. Vera escreveu o livro “Manual de Sedução”. O casal tem dois filhos.

Alicia Verrando é a namorada de Bernardo Silva. A francesa estuda Finanças, escreve o Correio da Manhã. Conheceu o jogador quando este estava no Mónaco. Atualmente namoram à distância, uma vez que ela estuda na Califórnia.

View this post on Instagram

????

A post shared by A l i c i a (@aliciaverrando) on

Ana Sofia Gomes é a mulher de João Moutinho. A portuguesa celebrou recentemente 32 anos e os dois estão juntos há 11 anos. Ana e João têm duas filhas.

View this post on Instagram

Um dia em família ⛄️ ☺️

A post shared by joaomoutinho8 (@joaomoutinho8) on

Sara Rodrigues, engenheira química, é a namorada de André Silva. O relacionamento de vários meses foi oficializado na passagem de ano de 2017 para 2018, em Londres.

View this post on Instagram

Last one , I promise ????????

A post shared by sᴀʀᴀ ʀᴏᴅʀɪɢᴜᴇs (@sararodriguesss) on

View this post on Instagram

❤️

A post shared by sᴀʀᴀ ʀᴏᴅʀɪɢᴜᴇs (@sararodriguesss) on

Dafne e Ricardo Quaresma apareceram pela primeira vez em público em maio de 2015, segundo o Move Notícias. Na altura, a mulher do jogador — também ele convocado para a Seleção Nacional — estava grávida do segundo filho de Quaresma.

Há sensivelmente cinco meses, Filipa Brandão — irmã de Gonçalo Brandão, futebolista do Estoril-Praia — foi pedida em casamento pelo jogador Cédric Soares, tal como contou no seu Instagram. O casal namora há cerca de três anos.

View this post on Instagram

E v e r y t h i n g ❤️????????

A post shared by Filipa Brandão Soares (@filipabrandaoo) on

Pepe é casado com a portuense Ana Sofia Moreira. Estão juntos desde 2007 e conheceram-se quando Pepe ainda jogava pelo FC Porto. A relação duradoura continuou bem depois de o casal se mudar para Madrid. Pepe e Ana têm duas filhas, Angeli e Emily.

Cassie Summer é a mulher de José Fonte. Summer já era conhecida no Reino Unido pelo seu trabalho enquanto modelo antes de se juntar ao jogador português.

Ana Pinho é a mulher de Bruno Fernandes. Em dezembro de 2017 celebraram dois anos de casamento.

View this post on Instagram

Congratulations on our two years of marriage ????????

A post shared by Bruno Fernandes (@brunofernandes.10) on

Madalena Neves é a namorada de Gonçalo Guedes, jogador de apenas 21 anos.

https://www.instagram.com/p/BizHblknyTg/?hl=pt&taken-by=goncaloguedes15

Margarida Neuparth tem 30 anos e está casada com Adrien Silva desde 2016. Em março deste ano, a ex-bailarina foi mãe pela terceira vez.

© Facebook de Margarida Neuparth

Rute Alves é a mulher de Bruno Alves. Em 2016, em entrevista à revista Cristina, contou como abdicou das suas ambições profissionais para acompanhar a já longa carreira do marido.

© Revista Cristina

As WAGS internacionais

Os paparazzis não as largam, os tabloides também não, mas isso não as impede de inundarem as redes sociais com vídeos e fotografias. A lista das WAGs internacionais é enorme e variada: há as mais icónicas (veja-se Victoria Beckham), as que já passaram por Portugal (como Maja Nilsson, mulher de Victor Lindelof), as super-modelos (como a sul-coreana Han Hye-jin), as super-estrelas (não esquecer Shakira) e muito mais.

Na fotogaleria que se segue vai encontrar algumas das mais conhecidas companheiras de jogadores de futebol. A grande maioria delas irá marcar presença nas bancadas dos estádios russos.

20 fotos