Coreia do Norte

Manobras militares dos EUA com a Coreia do Sul “suspensas indefinidamente”

As principais manobras militares com a Coreia do Sul que se realizam regularmente foram "suspensas indefinidamente", afirma um responsável da administração dos Estados Unidos.

Valda Kalnina/EPA

Autor
  • Agência Lusa

As principais manobras militares com a Coreia do Sul que se realizam regularmente foram “suspensas indefinidamente”, disse um responsável da administração dos Estados Unidos citado pela agência France-Presse sob condição de anonimato.

“As principais manobras estão suspensas indefinidamente na península coreana”, disse o responsável, dois dias depois do anúncio pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, do fim dos exercícios militares.

“Vamos parar com as manobras militares, o que nos poupará muito dinheiro, a menos que vejamos que as negociações futuras não estão a correr como deviam”, disse Trump, que considerou as manobras de “muito provocadoras”.

O próximo exercício previsto, com o nome Ulchi Freedom Guardian, estava previsto para finais de agosto ou princípios de setembro. A Coreia do Norte exigia há muito tempo a suspensão dos exercícios militares conjuntos que considera serem um ensaio de uma invasão do seu território.

A decisão de Trump, anunciada no final da cimeira de terça-feira em Singapura com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi criticada nomeadamente pela Coreia do Sul e pelo Japão, que considerou que as manobras “desempenham um papel vital” para a segurança de leste da Ásia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Itália

Qual das Europas? /premium

Maria João Avillez

Renzi é outro italiano infeliz. Encontrei-o num comboio entre Florença e Roma, blaser azul, computador aberto, rosto fechado: “o senhor é quem eu estou a pensar que é?” “Ah... (o rosto abriu) maybe.”

Incêndios

Ressuscitando

P. Miguel Gonçalves Ferreira sj

Este modo comunitário e personalizado de lidar com a vida é tão diferente de maneirismos ideológicos, de editais sem rosto, de interesses económicos, de leis que a cidade dita para quem vive no campo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)