Hospitais

Hospital de S. José sem urgência de cirurgia vascular

228

Denúncia de profissionais do hospital em Lisboa aponta para falhas de pessoal e de serviço que têm obrigado a reencaminhar pacientes para Santa Maria. Ordem dos Médicos visita hospital esta terça-

Manuel Almeida/LUSA

Os doentes de cirurgia vascular deixaram de poder contar com as urgências de São José e com a assistência durante 24 horas, sendo que os casos mais graves foram mesmo reencaminhados para Santa Maria no último fim-de-semana. Uma situação que, denunciam alguns profissionais, já estará a acontecer há dois ou três meses, tendo sido agravada com a entrada em vigor da lei das 35 horas para os enfermeiros.

A informação, avançada pelo Diário de Notícias esta terça-feira, teve origem em denúncias de pessoal do próprio hospital, através de uma carta dos chefes de equipa de medicina e cirurgia geral,e  já foi confirmada pela Ordem dos Médicos.

A falta de médicos e enfermeiros está a ser apontada como a principal justificação para estas falhas e motivou a ida da própria Ordem dos Médicos esta terça-feira ao hospital para discutir os problemas com a administração hospitalar. O S. José, em Lisboa, recorde-se, é um hospital de fim de linha e um centro de trauma, tendo de garantir resposta 24 horas por dia, sete dias por semana, na área da cirurgia vascular (área que trata doenças nas veias, artérias e vasos linfáticos, como aneurismas na aorta”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Saúde

A necessidade da informação na Saúde Mental

Miguel Mealha Estrada
469

Existem mitos que podem ser fatais: “quem se quer matar não avisa”. A verdade é que 80% dos jovens avisam que se vão suicidar, sendo que esses avisos não devem ser ignorados, antes levados bem a sério

Paris

A morte das catedrais

António Pedro Barreiro

A separação forçada entre a beleza e a Fé é lesiva para ambas as partes. O incêndio em Notre-Dame recorda-nos isso. Recorda-nos que as catedrais não são montes de pedras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)