O futebolista internacional francês Paul Pogba dedicou o triunfo desta terça-feira diante da Bélgica (1-0) e o apuramento para a final do Mundial, aos “heróis” da Tailândia, os jovens resgatados de uma gruta em Chiang Rai.

“Esta vitória vai para os heróis do dia, muito bem rapazes, vocês são tão fortes”, escreveu o médio francês na rede social Twitter, junto a uma foto dos 12 rapazes tailandeses, minutos depois de vencer a meia-final do Mundial.

O médio disputou o encontro diante da Bélgica algumas horas depois de ter sido concluído o resgate dos rapazes e do seu treinador, que ficaram encurralados durante 18 dias numa gruta no norte da Tailândia, depois de a mesma ter ficado inundada pelas chuvas. A única maneira de sair da gruta onde o grupo estava preso foi via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva, lama e correntes fortes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como os últimos 50 centímetros de uma corda salvaram os rapazes da gruta. Os detalhes de um resgate quase impossível

A terceira fase da operação de resgate foi concluída esta terça-feira com a saída das últimas quatro crianças e do treinador. As restantes crianças já tinham sido resgatadas, igualmente com sucesso, no domingo e na segunda-feira.

O grupo de 12 rapazes e o treinador foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho. Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias.

Na meia-final desta terça-feira, disputada em São Petersburgo, a França venceu a Bélgica, com um golo solitário de Samuel Umtiti. Os “bleus” vão, assim, defrontar na final do Mundial da Rússia o vencedor do encontro de quarta-feira entre a Croácia e a Inglaterra.