O estúdio da Warner Bros quer construir um teleférico que suba até ao mítico letreiro “Hollywood”, em Mount Lee, na cidade norte-americana de Los Angeles. A ambição vem acompanhada da ideia de construir ainda um centro de visitas no topo da colina.

Segundo o jornal Los Angeles Times, citado pelo El País, o estúdio criado em 1923 vai investir 100 milhões de dólares (o equivalente a 85 milhões de euros) no projeto. Os visitantes poderão percorrer em apenas seis minutos uma distância de 1,6 quilómetros, que separa o ponto de partida do teleférico, junto às instalações da Warner, e o topo da colina, onde se encontra o famoso letreiro. Os lucros serão repartidos entre o estúdio cinematográfico e a própria cidade.

O letreiro é considerado um ponto de referência de interesse mundial. A fama é tanta que um porta-voz da empresa em questão reconheceu os efeitos negativos que gerou — tráfico em excesso nas zonas residênciais e adjacentes e problemas de segurança. “Propusemos o projeto com menor impacto ambiental, protegendo e preservando o parque Griffith e os bairros residenciais da zona”, acrescentou o representante da Warner Bros.

Originalmente “Hollywoodland”, o letreiro foi construído em 1923, sendo que as últimas quatro letras foram retiradas em 1940. A atração turística esteve em risco de desaparecer, quando os proprietários do terreno tentaram vendê-lo — à data, celebridades de alto gabarito, Tom Hanks e Steven Spielberg incluídos, protestaram contra a venda.

As obras do projeto deverão levar cerca de cinco anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR