790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Prémios SAG: os palavrões de Pedro Pascal, os pés descalços de Elizabeth Debicki e a vitória de "Oppenheimer"

Filme de Christopher Nolan reforçou favoritismo rumo aos Óscares com três estatuetas, numa cerimónia transmitida na Netflix e marcada por várias referências às greves do último ano em Hollywood.

GettyImages-2036737206
i

"Oppenheimer" conquistou três prémios na cerimónia deste sábado, para Melhor Elenco, Ator Principal (Cillian Murphy) e Ator Secundário (Robert Downey Jr.)

Getty Images

"Oppenheimer" conquistou três prémios na cerimónia deste sábado, para Melhor Elenco, Ator Principal (Cillian Murphy) e Ator Secundário (Robert Downey Jr.)

Getty Images

Oppenheimer continua a reforçar o favoritismo rumo à noite dos Óscares. O filme de Christopher Nolan foi o grande vencedor dos prémios do Screen Actors Guild (SAG), o Sindicato dos Atores de Hollywood, arrecadando três estatuetas e vencendo as principais categorias da noite, incluindo Melhor Elenco, numa cerimónia que no cinema distinguiu ainda Assassinos da Lua das Flores e Os Excluídos. Na televisão, as principais distinções foram para The Bear, na categoria de comédia, e para o drama da HBO Succession.

O evento decorreu no Shrine Auditorium, edifício histórico de Los Angeles que no passado já acolheu por diversas vezes os Óscares. A edição deste ano dos prémios SAG marcou a primeira vez que a cerimónia foi transmitida em direto num serviço de streaming, com emissão em todo o mundo na Netflix.

A transmissão marcou o mais recente capítulo na expansão da plataforma para os conteúdos em direto. No ano passado já tinha testado as águas com uma  transmitido o último especial de comédia de Chris Rock; para 2025, foi já anunciada a compra dos direitos da programação da gigante de wrestling WWE, num negócio de 5 mil milhões de dólares ao longo dos próximos dez anos.

Netflix aposta 5 mil milhões na transmissão de eventos ao vivo ao fechar acordo de 10 anos com a WWE

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cerimónia deste ano revestiu-se de um significado especial, por se tratar da primeira entrega de prémios do Sindicato dos Atores desde as greves em Hollywood que pararam a indústria durante boa parte do último ano e resultaram num acordo com os estúdios por melhores condições salariais e proteções ao nível de direitos de imagem e uso da inteligência artificial.

O significado do momento não foi esquecido por muitos dos vencedores, que nos discursos saudaram a importância do protesto, nem por Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA e o rosto mais visível das greves, que agradeceu a todos os presentes pelos esforços e sacrifícios feitos em nome do objetivo comum:

“A vossa dignidade e capacidade de perseverança coletiva, de se levantarem e dizerem ‘merecemos mais porque somos mais’ resultou num acordo histórico. (…) Vocês perceberam o que a nossa contribuição significa para esta maravilhosa indústria. Este foi um momento único na história do nosso sindicato, que vai marcar a nossa trajetória durante as próximas gerações”, declarou.

GettyImages-2028795981

Presidente do Sindicato dos Atores, Fran Drescher, destacou a importância do acordo laboral alcançado após as greves do último ano

Variety via Getty Images

No que toca aos prémios propriamente ditos, a curiosidade era muita para perceber que atores sairiam vencedores em várias categorias-chave. Algo que se aplicava sobretudo na área do cinema, onde os SAG são vistos como uma paragem relevante na época de prémios e um barómetro da direção do vento na corrida aos Óscares.

As principais categorias de interesse eram as de Ator e Atriz Principal. Na primeira, Cillian Murphy, protagonista de Oppenheimer, levou a melhor sobre Paul Giamatti de Os Excluídos, num triunfo que sinalizou a superioridade cada vez mais vincada do drama biográfico sobre o pai da bomba atómica; na segunda, o duelo Emma Stone/Lily Gladstone pendeu para a atriz de Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, que recebeu novo fôlego numa corrida que, até aqui, vinha atribuindo o favoritismo à estrela de Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos.

Menos surpreendentes foram as categorias de Ator e Atriz Secundária, onde Robert Downey Jr. por Oppenheimer e Da’Vine Joy Randolph por Os Excluídos voltaram respetivamente a vencer, reforçando assim o seu presumível favoritismo à conquista da estatueta dourada no próximo dia 10 de março.

GettyImages-2028796906

"Estou um bocadinho bêbado, achava que podia ficar um bocadinho bêbado", brincou Pedro Pascal após vitória-surpresa em Melhor Ator Dramático

Variety via Getty Images

Na televisão — e por virtude do calendário em que se inserem — os SAG funcionam mais como uma espécie de “epílogo” de prémios mais importantes, como os Emmy (adiados este ano de setembro para janeiro, precisamente devido às greves). Tal não quer dizer, contudo, que não tenha havido espaço a surpresas, pelo contrário. Num dos momentos mais emotivos da noite, Pedro Pascal superou a concorrência dos atores de Succession (que não obstante ganhou em Melhor Elenco de uma Série de Drama), levando para casa o troféu de Ator Dramático pelo seu desempenho em The Last of Us.

“Estou um bocadinho bêbado, achava que podia ficar um bocadinho bêbado. É uma honra do c******, estamos na Netflix”, brincou, em referência às restrições de linguagem mais relaxadas da plataforma de streaming por comparação com as da televisão norte-americana.

Dos vestidos estatueta à rival da Barbie: os melhores looks dos prémios SAG

Também Elizabeth Debicki, a Princesa Diana de The Crown, superou Sarah Snook de Succession e levou para casa o “Ator” – assim se chamam as estatuetas desta gala – para Melhor Atriz de Drama, num discurso marcado pelo improviso e com a atriz a chegar descalça ao palco. Na arena da comédia, The Bear e as suas estrelas, Jeremy Allen White e Ayo Edebiri, voltaram a vencer nas principais categorias, colhendo novas distinções para a série da Hulu. Destaque ainda para Rixa, minissérie produzida pela Netflix, que arrecadou todas as distinções nas categorias a que estava nomeada, e para Barbara Streisand, homenageada com o Prémio Carreira e com uma prolongada ovação de pé de todos os atores presentes no auditório.

Confira aqui a lista completa de vencedores dos Prémios SAG:

CINEMA

Melhor Elenco: Oppenheimer
Melhor Atriz Principal: Lily Gladstone, Assassinos da Lua das Flores
Melhor Ator Principal: Cillian Murphy, Oppenheimer
Melhor Atriz Secundária: Da’Vine Joy Randolph, Os Excluídos
Melhor Ator Secundário: Robert Downey Jr., Oppenheimer

TELEVISÃO

Melhor Elenco de uma Série de Drama: Succession
Melhor Elenco de uma Série de Comédia: The Bear
Melhor Ator numa Série de Drama: Pedro Pascal, The Last of Us
Melhor Atriz numa Série de Drama: Elizabeth Debicki, The Crown
Melhor Ator numa Série de Comédia: Jeremy Allen White, The Bear
Melhor Atriz numa Série de Comédia: Ayo Edebiri, The Bear
Melhor Ator num Telefilme ou Minissérie: Steven Yeung, Rixa
Melhor Atriz num Telefilme ou Minissérie: Ali Wong, Rixa
Melhor Trabalho de Duplos (Comédia ou Drama): The Last of Us

Prémio Carreira: Barbara Streisand

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora