Como habitualmente, no âmbito do Festival de Velocidade de Goodwood, a leiloeira Bonhams aproveitou para levar à praça mais um lote de “relíquias”, atraindo compradores dos quatro cantos do mundo. As expectativas para o leilão realizado em Chichester eram elevadas, mas ainda assim foram superadas, com o estabelecimento de diversos recordes que vêm provar que o investimento em automóveis clássicos está em alta.

Estamos simplesmente impressionados com os resultados. Esta é a nossa 50ª venda em Goodwood e foi a celebração perfeita dos veículos clássicos e dos coleccionadores. Os recordes mundiais que definimos são indicativos da apetência do mercado por carros historicamente significativos, em excelentes condições”, comentou o presidente da Bonhams Motoring, James Knight.

Com um total de 36.291.585€ transaccionados sob o martelo, não deixa de ser impressionante constatar que apenas 10 lotes representaram 82% dessa verba, reclamando perto de 30 milhões de euros (29.831.272€).

A estrela que mais brilhou foi a britânica Aston Martin, colocando nos primeiros 10 lugares da tabela quatro modelos, incluindo o grande “vencedor”: um DB4 GT Zagato de 1961. Mas não “um” qualquer: este foi arrematado na sala por um comprador europeu que fez um lance superior a 11 milhões de euros. No processo não só se tornou proprietário do carro britânico mais caro vendido na Europa, como vai levar para casa um automóvel cheio de história. E que história! As siglas “2 VEV” são bem conhecidas entre os fãs do construtor de Gaydon, pois aplicam-se somente a um dos dois lendários VEV preparados pela Zagato para a Essex Racing Stable. Pilotado pelos duas vezes campeão mundial de Fórmula 1 Jim Clark, este DB4 esteve envolvido num famoso acidente, no RAC Tourist Trophy de 1962, também em Goodwood. Jimmy bateu em John Surtees, que ia aos comandos de um Ferrari 250 GTO, e segundos depois juntou-se à confusão um Ferrari 250 GT SWB. O Aston Martin escapou com danos mínimos neste acidente que, se fosse hoje, colocaria em risco à volta de uma centena de milhões de euros… Um desastre, portanto!

Alfa Romeo, Bentley, Bugatti, Ferrari e BMW completaram o ranking das “rodas dos milhões”, deixando ainda espaço para um vencedor de ralis de 1954. Confira na fotogaleria o valor reclamado por cada uma das máquinas e os atributos que justificam tão elevado preço.

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