Rádio Observador

Mundial 2018

Quem é Alexei Nikolsky, o autor da foto de Macron no Mundial 2018?

Capta os momentos de Vladimir Putin, mas foi Emmanuel Macron que o deu a conhecer ao mundo. Quem é Alexei Nikolsky, o autor da imagem icónica do Mundial 2018?

Emmanuel Macron festeja o primeiro golo na final do Mundial 2018. A fotografia é de Alexei Nikolsky.

AFP/Getty Images

Autor
  • Catarina Gonçalves Pereira

A fotografia correu mundo depois de França ter vencido o Mundial 2018 frente à Croácia, no domingo. Não foi Mbappé, Deschamps, nem mesmo o troféu que levaram para casa. A imagem da qual estamos a falar é mesmo de Emmanuel Macron. De braços no ar, fervoroso e, acima de tudo, feliz, o presidente francês não se conteve na tribuna presidencial e os festejos acabaram por dar origem a uma das fotos que fez capas de jornais um pouco por todo mundo e que encheu as redes sociais de memes.

Após o primeiro golo, Macron despiu o casaco, cerrou os punhos e comemorou o resultado que começava a ganhar forma. O momento foi captado e ganhou ainda mais dimensão por se tratar do presidente francês num estado a que não estamos a habituado a vê-lo. Mas quem foi, afinal, o protagonista deste retrato inesperado? Chama-se Alexei Nikolsky e é fotógrafo da agência de notícias russa Sputnik, um meio de comunicação que segue o Kremlin de perto, razão pela qual estava no sítio certo à hora certa. As fotos às quais costuma dar forma são as de Vladimir Putin — sim, aquelas em que ele aparece mais descontraído e até de forma caricata, como a pescar ou em tronco nu –, mas desta vez o alvo foi outro.

O fotógrafo estava a assistir ao Mundial na tribuna presidencial precisamente para captar os momentos de Putin, que estava “em casa” a assistir à final do campeonato de futebol. Junto a eles encontravam-se também a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e a presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarović, que, aliás, se destacava com a t-shirt da seleção croata.

Inicialmente ainda se pensou que o momento tinha sido captado por um jornalista da France Press, mas não podia ser verdade, até porque Nikolsky era o único fotógrafo autorizado a aventurar-se com a sua câmara na tribuna presidencial. Aliás, à rádio francesa Europe 1, a AFP disse mesmo: “A imagem é muito boa, mas é um caso extremamente clássico (…) e só o é [boa] porque havia apenas um fotógrafo [na tribuna] e, portanto, há apenas um olhar”.

Se não ficou conhecido pelas imagens divertidas que capta do presidente russo, Alexei Nikolsky conseguiu-o no Mundial 2018 ao mostrar ao mundo a forma entusiasta com que Macron festejou. Em maio de 2017, o presidente francês criticou o portal russo de notícias dizendo que era uma “ferramenta de influência e propaganda” e chegou mesmo a dizer: “Para mim, isto não são jornalistas”. Irónico ou não, foi mesmo um jornalista da agência de notícias Sputnik que captou uma das suas mais famosas fotografias.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)