791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sara Sampaio admite sofrer de problema psicológico

Este artigo tem mais de 5 anos

A modelo portuguesa, que completou 27 anos no sábado, confessou nas redes sociais sofrer de um transtorno obsessivo-compulsivo que a faz arrancar os pelos das sobrancelhas.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Sara Sampaio, que este sábado completou 27 anos, usou as redes sociais para revelar que sofre de tricotilomania, um transtorno que, segundo o DSM 5 (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais), “é caracterizado pelo comportamento recorrente de arrancar os próprios cabelos, resultando em perda de cabelo e tentativas repetidas de reduzir ou parar de arrancá-los”.

View this post on Instagram

It’s my birthdayyyyyy ????????????????????

A post shared by Sara Sampaio (@sarasampaio) on

A modelo confessou que sofria deste transtorno obsessivo-compulsivo na rede social Instagram, depois de responder a uma pergunta de uma fã, que queria saber como é que a modelo portuguesa arranjava as sobrancelhas. A isso, Sampaio respondeu que tentava não tocar nelas por sofrer de tricotilomania. “Tenho várias falhas nelas. Apenas uso um lápis para preencher as falhas”, disse, citada por diferentes meios da imprensa portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esse comportamento pode ocorrer em qualquer região do corpo em que crescem pelos; os locais mais comuns são o couro cabeludo, as sobrancelhas e os cílios, enquanto os menos comuns são as regiões axilar, facial, púbica e perirretal. Os locais de onde o cabelo é arrancado podem variar com o tempo. O ato de arrancar o cabelo pode ocorrer em breves episódios distribuídos durante o dia ou durante períodos menos frequentes, porém mais intensos, que podem continuar por horas, e esse ato pode durar por meses ou anos”, lê-se no DSM 5.

Perante o desabafo, a portuguesa recebeu muitas mensagens de pessoas que sofrem da mesma condição. Embalada pelo apoio, Sara Sampaio contou, através de InstaStories, que a condição surgiu quando tinha apenas 15 anos e que procurou ajuda psiquiátrica. “Comecei por arrancar as minhas pestanas e, muito rapidamente, passei a arrancar as minhas sobrancelhas”, disse.

“Tenho muita sorte por as minhas sobrancelhas serem tão fortes e por o meu cabelo voltar a crescer, mas, desde que me lembro, tenho muitas falhas nas sobrancelhas que, felizmente, são facilmente tapadas com maquilhagem”, contou a modelo portuguesa.

Há sensivelmente um ano, o “anjo” da Victoria’s Secret confessava também que sofria de ataques de ansiedade. Depois de recusar tirar fotografias com os fãs, na Semana da Moda em Paris, em março de 2017, Sara Sampio justificou a sua atitude, admitindo lutar contra problemas de ansiedade: “Ultimamente estou a lidar com algumas coisas que não consigo controlar! Tenham paciência comigo. Além disso, tenho tido graves ataques de ansiedade e estas saídas dos desfiles deixam-me perto de um ataque de pânico”.

É ainda notícia que o trailer oficial do novo filme com a participação de Sara Sampaio está finalmente pronto: “Carga” está previsto chegar às salas de cinema portuguesas em novembro deste ano.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora