Muito antes de sucessos como “Let’s Dance”, “Life on Mars” ou “Ziggy Stardust”, mesmo antes de David Bowie se chamar David Bowie, o jovem David Jones, então com 16 anos, gravou a primeira música da carreira numa cassete. Chamava-se “I Never Dreamed” e surgiu a convite da banda britânica The Konrads. Essa gravação acaba de ser encontrada num cesto de pão e vai ser leiloada — estima-se que possa render acima de 11 mil euros (10 mil libras).

A canção nunca chegou a ser gravada — a editora Decca tardou a perceber o potencial de Bowie e recusou gravá-la. Foi agora descoberta por David Hadfield, que era baterista e manager da banda, enquanto mudava de casa, segundo o The Independent e o The Guardian. Num velho cesto de pão que pertencia ao avô, no meio de fotografias, contas antigas, cartas e outras velharias, lá estava a fita, até então inédita.

“Tínhamos decidido que faríamos alguns instrumentais de guitarras e uma canção original. Escolhi a ‘I Never Dreamed’ porque era a mais forte, as outras duas eram um bocado fracas. Decidi também que o David era a melhor pessoa para cantá-la e dar-lhe a interpretação correta“, explica David Hadfield. Assim nasceu a primeira gravação de Bowie, há 55 anos, ainda antes de o cantor abandonar a banda por divergências artísticas.

A canção nasceu de um pedido de Eric Easton, agente dos The Konrads e também dos então desconhecidos Rolling Stones. A sessão decorreu nos estúdios RG Jones, em Morden, e contou com várias músicas escritas por David Bowie — que escolheu este nome para não ser confundido com Davy Jones, vocalista dos Monkees. Mais de dois anos depois da morte de Bowie e 55 após a gravação da música, completa-se o ciclo: a fita vai ser leiloada em setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR