Tailândia

Tailândia pediu ao Reino Unido extradição de ex-primeira-ministra

A Tailândia pediu ao Reino Unido a extradição da ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, que foi derrubada por um golpe em 2014 e condenada, à revelia, a cinco anos de prisão.

NARONG SANGNAK/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A Tailândia pediu ao Reino Unido a extradição da ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, que foi derrubada por um golpe em 2014 e condenada, à revelia, a cinco anos de prisão, noticiou esta quinta-feira a agência France-Presse (AFP).

“Pedimos a extradição da Sra. Yingluck Shinawatra, uma cidadã tailandesa que, até onde sabemos, mora no Reino Unido”, pode ler-se numa carta enviada a 5 de julho pela embaixada tailandesa em Londres ao Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e cujo teor foi revelado pela AFP.

Acusada de “negligência” na gestão de um programa de subsídios destinado a produtores de arroz, Yingluck Shinawatra fugiu do país em agosto de 2017 e foi condenada três anos depois. Os outros dois réus no mesmo caso foram condenados a penas pesadas, nomeadamente o seu ex-ministro do Comércio, Boonsong Teriyapirom, que está a cumprir 42 anos de prisão.

A guerra entre os militares tailandeses, a elite de Banguecoque e a família Shinawatra dura há mais de uma década. Os Shinawatra venceram todas as eleições nacionais desde 2001, mas as elites tradicionais, militares e juízes, vendo-os como uma ameaça à realeza, afastaram-nos do poder através de golpes de estado. As eleições gerais estão marcadas para o início de 2019, quatro anos após o golpe que levou Prayut Chan-O-Cha ao poder.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Política

Precisamos da Esquerda

António Pedro Barreiro

Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)