Os aviões que combatem o incêndio de Monchique estão a carregar espumífero, garantiu esta quarta-feira a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), reagindo assim às críticas de especialistas e técnicos que lamentavam não estarem a ser usados produtos químicos. Em resposta à agência Lusa, o gabinete de imprensa da ANPC afirmou que “os aviões que estão a ser empregues no combate ao incêndio rural de Monchique estão a carregar espumífero”.

Em declarações à Lusa na terça-feira, o especialista em incêndios florestais Xavier Viegas defendeu a utilização de produtos químicos no combate ao incêndio de Monchique para evitar reacendimentos, lembrando que os reacendimentos “estão identificados como um dos grandes problemas, que depois dão origem a incêndios ainda piores”.

Também os bombeiros vieram criticar que não se estivesse a utilizar essa ferramenta, mas a ANPC garante que o Estado contratou aviões anfíbios — médios e pesados — que “utilizam espumífero certificado nas missões que realizam a partir da sua base de origem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR