A Porsche vai aproveitar o próximo Rali da Alemanha, a contar para o WRC, para testar o seu novo Cayman GT4. Provavelmente, o carro irá abrir a estrada, mas não vão faltar interessados no seu desempenho. Tudo porque, se as reacções forem boas como se espera, a Porsche continuará a desenvolver esta versão de competição.

No Rali da Alemanha, onde o Cayman GT4 vai mostrar serviço, quem vai estar ao volante é Romain Dumas, que recentemente venceu e bateu o recorde na rampa de Pikes Peak com o Volkswagen I.D. R, 100% eléctrico. Dumas não é tão respeitado no mundo dos ralis como é na velocidade, sobretudo em corridas de endurance, mas ainda assim é um excelente piloto, muito versátil, que decididamente ajudará os engenheiros da marca a tirar ilações, além de divertir o público, enquanto não chegam os pequenos carros de WRC. Além de Dumas, participam no desenvolvimento do GT4 os pilotos da Porsche Timo Bernhard e Richard Letz.

VW esmagou recorde de Loeb. Mas com que milagre?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Cayman GT4 destina-se a participar na categoria R-GT da FIA, criada em 2015 e que este ano teve cinco provas pontuáveis, entre ralis do WRC e do ERC. O modelo mais utilizado e mais bem classificado neste campeonato, ao chamar a si as quatro primeiras posições após o 2º rali, é o Abarth 124 Spider, com o segundo carro mais popular a ser o Porsche 911.

O novo Cayman GT4 monta um motor boxer de seis cilindros opostos com 3,8 litros, com umas especificações muito próximas da versão de série – para maximizar a fiabilidade e reduzir os custos –, o que não o impede de debitar 385 cv, um valor muito interessante para apenas cerca de 1.450 kg.

Nas imagens publicadas por Pixel-Maxi-Rallye é possível ver Dumas numa sessão de treinos na Alemanha, com o francês a “atirar” o Cayman de um lado para o outro, aproveitando a tracção traseira do modelo, revelando uma facilidade que seria difícil de conseguir nas mesmas condições ao volante de um 911.

O Cayman é definitivamente um desportivo mais eficaz e mais talhado para quem prefere divertir-se com uma condução mais acrobática, muito mais vulgar em provas de estrada do que em pista. E, caso seja confirmada a comercialização da versão de competição, o Cayman GT4 será uma arma de respeito no R-GT.