O regresso à Lua pode ser anunciado esta quinta-feira. Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, vai dar um discurso a partir do Johnson Space Center da NASA e é expectável que revele novidades sobre os planos da administração Trump de voltar a colocar o Homem no satélite natural do planeta Terra.

De acordo com um comunicado emitido pela NASA, o evento vai focar-se “no futuro da exploração espacial pelos humanos e os planos da agência de regressar à Lua numa antecipação das futuras missões humanas em Marte”.

O discurso de Mike Pence – que também preside ao Conselho Espacial Nacional de Donald Trump – surge numa altura de grandes novidades sobre o futuro da exploração espacial e a possibilidade de visitas de cidadãos que não astronautas. Na semana passada, a empresa aeroespacial Lockheed Martin revelou que o protótipo que criou para uma unidade de habitação no espaço está a ser desenvolvido – além de que a nave Orion, que irá transportar esses eventuais visitantes espaciais, já tem uma proteção térmica.

Todos estes desenvolvimentos e as medidas que serão anunciadas por Mike Pence ainda esta quinta-feira fazem parte do Space Policy Directive 1, a diretiva criada por Donald Trump que tem como objetivo virar o foco da NASA para as viagens comerciais à Lua enquanto preparação para futuras viagens comerciais a Marte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR