Que todos devemos lavar as mãos com frequência, é uma regra de higiene que deveria ser universal. Mas recorde-se especialmente dessa prática da próxima vez que passar pelo controlo de segurança de um aeroporto. Um estudo recém publicado dá conta de que os tabuleiros de segurança, aqueles em que colocamos os nossos pertences antes de passarmos pelo detetor de metais, são uma autêntica incubadora de germes que podem causar doenças como a gripe ou uma simples febre.

Um grupo de cientistas da Universidade de Nottingham, em Inglaterra, e o Instituto Nacional Finlandês da Saúde e do Bem-Estar publicaram o resultado de um estudo feito em 2015 e 2016 a vários objetos e superfícies frequentemente tocadas no aeroporto de Helsínquia, durante a hora de ponta, no auge da época da gripe. A descoberta foi surpreendente: nem balcões, nem casas de banho. As superfícies mais contaminadas são mesmo os tabuleiros de segurança.

Os resultados do estudo mostram que metade dos tabuleiros testados acusaram a presença de germes e vírus que causam doenças, como a Influenza A ou o Rinovirus. Em contraste, nenhum destes germes foram encontrados nas casas de banho dos aeroportos, isto devido ao facto de serem limpas com muito mais regularidade.

Os investigadores que levaram a cabo o estudo concluem que o resultado faz sentido devido à obrigatoriedade de passagem pelos controlos de segurança, fazendo com que milhares de pessoas acabem por entrar em contacto com os tabuleiros todos os dias.

De acordo com a especialista em virologia Niina Ikonen do Instituto Nacional Finlandês de Saúde e Bem-Estar, o resultado do estudo vai ajudar a criar “novas ideias para desenvolvimentos técnicos” no design dos nossos aeroportos, sugerindo ainda que os tabuleiros podiam ser limpos com maior frequência.

Apesar de a grande maioria das pessoas não contrair doenças a partir do contacto com os tabuleiros, a hipótese mais fiável  para se manter saudável é mesmo lavando as mãos. Os especialistas aconselham que não corra riscos e que o faça com regularidade, com sabão e água quente, durante pelo menos 20 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR