Rui Bento vai assumir a liderança do negócio Uber Eats para o Sul da Europa. O gestor, que foi responsável pelo lançamento e expansão da Uber e da Uber Eats em Portugal, sai quatro anos depois de ter estreado o negócio da mobilidade no país para se dedicar ao da entrega de comida ao domicílio em mercados como o português, espanhol e italiano. A multinacional está agora à procura de um gestor para para o desenvolvimento do negócio em Portugal.

Rui Bento liderava negócio de mobilidade — a app que servia de intermediário entre motoristas e utilizadores — na Península Ibérica. Em Portugal, foi responsável pela expansão do serviço para as áreas metropolitanas de Lisboa, Porto, região do Algarve, Braga e Guimarães.

“Estou muito entusiasmado com este novo desafio, e com a oportunidade de levar a melhor experiência de descoberta gastronómica e de entrega de comida a cada vez mais pessoas por toda a região do Sul da Europa”, afirmou Rui Bento no comunicado enviado às redacções.

A Uber continua a recrutar para várias vagas na Uber Eats em Portugal — a aplicação está disponível em Lisboa desde novembro de 2017 e, no Porto, desde maio de 2018 — e também para o Centro de Excelência da Uber em Lisboa, que ainda não abriu e que se estima que vá empregar cerca de 250 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uber escolhe Lisboa para novo Centro de Excelência Europeu. Vai criar 250 empregos

O projeto-lei que vai regulamentar empresas como a Uber, Cabify ou Taxify foi aprovada (depois da versão anterior ter sido vetada por Marcelo Rebelo de Sousa) a 12 de julho de 2018. A proposta que regulamenta os TVDE (transportes em veículos descaracterizados) tem duas novidades: os taxistas também podem prestar serviços para estas plataformas, desde que o façam com carros que não estão licenciados para o serviço em táxi e que cumpram com a legislação em vigor para os TVE; estas empresas são obrigadas a pagar uma contribuição de 5% ao Estado, que incide sobre as taxas de intermediação cobradas nos serviços prestados.

Quando a regulamentação da Uber foi aprovada, fonte oficial da empresa referiu que a proposta tinha sofrido “alterações significativas face ao texto aprovado pela maioria do Parlamento no passado mês de março”, pelo que a empresa teria de “avaliar em detalhe as suas potenciais implicações na operação da Uber em Portugal”.

Regulamentação da Uber aprovada. Empresa vai “avaliar as implicações que terá na operação em Portugal”