O jornal australiano Herald Sun voltou esta quarta-feira a publicar o cartoon de Serena Williams feito por Mark Knight na sequência do episódio que a tenista protagonizou na final do US Open, onde dirigiu palavras duras ao árbitro português Carlos Ramos. A diferença em relação à edição de segunda-feira é que o cartoon (ou parte dele, porque só aparece Serena) aparece na capa do jornal, juntamente com outros desenhos, onde se podem ver, por exemplo, Donald Trump e Kim Jong-un.

Com o título “Welcome to PC World”, a capa do Herad Sun pretende defender Mark Knighte e rejeitar as críticas de racismo. Logo na primeira página, a direção do jornal deixa um aviso: “Se os censores de Mark Knight levarem a melhor nesta discussão sobre o cartoon de Serena Williams, a nossa nova vida politicamente correta será realmente muito aborrecida”

Logo quando foi lançado, o cartoon foi alvo de várias críticas, nomeadamente pela Associação Nacional de Jornalistas Negros, que considerou o retrato “repugnante”. J.K. Rowling, autora de Harry Potter, foi outra das pessoas que criticou a ilustração, dizendo que Mark Knight fez “um bom trabalho ao tentar reduzir uma das maiores desportistas vivas a uma metáfora racista e sexista”.

O ilustrador acabou por desativar as contas de Twitter e Facebook, não sem antes dizer que “o cartoon era apenas sobre a birra de Serena”. O editor do jornal, Damon Johnston, defendeu o trabalho de Mark Knight, que “brinca com o comportamento desagradável de uma lenda do ténis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR