O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) confirmou, esta terça-feira, a suspensão de Luís Filipe Vieira durante 67 dias e o pagamento de uma multa de 3.902 euros. Em causa estão as declarações que o presidente do Benfica fez em abril de 2017 — depois do dérbi com o Sporting — sobre Bruno de Carvalho, comparando-o a Vale e Azevedo.

O acto recorrido é o Acórdão datado de 29 de Agosto de 2017, proferido no âmbito do Processo Disciplinar n.º 65­16/17, pela ora Demandada, através do seu Conselho de Disciplina e no uso do seu poder público disciplinar, o qual impôs ao Demandante a sanção disciplinar de suspensão de 67 (sessenta e sete) dias e uma pena de multa de € 3.902,00 (três mil novecentos e dois euros), pela prática da infracção disciplinar de “Lesão da honra e da reputação”, lê-se no documento com a decisão.

Na altura das declarações, Vieira acusou Bruno de Carvalho, quando este ainda era presidente do Sporting, de ser de “mentiroso compulsivo”, “demagogo” e “populista”. Segundo o TAD, o líder dos encarnados agiu “de forma consciente e voluntária” e que “enquanto agente desportivo, não poderia ignorar que existem regulamentos disciplinares aptos a punir a sua conduta”.

A medida tinha sido aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol e foi agora confirmada pelo TAD.

Em comunicado no website oficial, o Benfica anunciou que vai recorrer para o Tribunal Central Administrativo Sul, considerando que “factos superveninentes vieram dar razão aos motivos daquela declaração”.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD irá recorrer, para o Tribunal Central Administrativo Sul, da decisão do TAD de manter o castigo ao Presidente Luís Filipe Vieira, até porque factos supervenientes vieram dar razão aos motivos daquela declaração. Recordamos, contudo, que este castigo já foi cumprido.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR