Rádio Observador

Audi

Vão-se os anéis. Audi prepara mudança de emblema?

Instalou-se a dúvida quanto às intenções da Audi quando se soube que a marca dos quatro anéis registou duas patentes, nos EUA e na Alemanha, daquele que parece ser o seu logótipo. Mas sem… os anéis.

O site QuattroWorld que, como o próprio nome indica, é versado em tudo o que se relaciona com a Audi, avançou que a construtor de Ingolstadt pode estar a ponderar alterar a imagem pela qual é conhecida: os quatro anéis interligados.

Na base desta suposição está o facto de o fabricante ter procedido ao registo de patentes de dois novos logótipos, nos EUA e na Alemanha. Em comum, os dois desenhos têm apenas o facto de interpretarem os quatro anéis de uma forma muito peculiar, pois se num dos esboços a presença dos anéis é sugerida apenas pelo contorno, no outro a ligação faz-se ao centro, através de linhas que evocam a intersecção de dois anéis.

Pode ser que esta movimentação tenha que ver com uma actualização do emblema da própria marca, mas também nada impede que estejamos perante esboços pensados para uma futura submarca, de eléctricos ou veículos autónomos. E a forma como foi efectuado o registo só adensa o enigma, pois os logótipos são descritos como algo para designar “veículos e partes estruturais, grelhas de radiador” – o que serve qualquer uma das duas hipóteses.

Recorde-se que a Audi, tal como as suas rivais alemãs, está também a abraçar o desafio da electrificação. Só que, enquanto a BMW tem na “i” a sua ‘divisão’ de eléctricos e a Mercedes se prepara para introduzir a nova família “EQ”, a Audi – que já está a comercializar o seu primeiro modelo 100% eléctrico, o SUV e-tron – até agora não avançou para a criação de uma submarca, embora se saiba que estão a caminho novas propostas zero emissões.

Por outro lado, de tempos a tempos é normal os fabricantes refrescarem a sua imagem, com uma actualização do emblema. A própria Audi já o fez, sendo que a última ‘mexida’ foi em 2009. Ora, numa altura em que a conectividade é apontada como um dos pilares dos automóveis do futuro, pode ser que a marca dos quatro anéis se esteja já a posicionar para ter um logótipo mais próximo da nuvem ou interconectado. Não resta outra hipótese se não esperar até que este ‘mistério’ se resolva.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)