Um caçadora americana atraiu as atenções da Escócia ao publicar no Instagram fotografias suas com animais que caçou, em Islay, uma ilha no arquipélago de Hébridas. A Escócia está a considerar desde então mudar a leis da caça desportiva.

“Um lindo bode selvagem na Ilha de Islay na Escócia. Que caça divertida!” é parte da descrição de uma dessas fotografias partilhadas por Larysa Switlyk, uma caçadora americana que apresenta um programa no canal Wild TV, do Canadá, que transmite programas relativos à caça, à pesca e ao tiro.

O que é facto é que Switlyk originou uma onda de indignação à volta das suas imagens, chegando até a receber chamadas para parar com a publicação dos seus “troféus de caça” – como lhes chama numa outra descrição – seguidas de ameaças de morte.

As reações de revolta nas redes sociais intensificaram-se na quarta-feira, culminando em pedidos de alteração da lei da caça. Michael Russell, membro do Parlamento escocês para a região de Argyll e Bute – que inclui a Ilha de Islay – disse no Twitter que iria levar o assunto ao Parlamento com urgência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também no Twitter, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Stugeon, afirmou que o governo vai analisar a situação e considerar que mudanças na lei será necessário fazer, dizendo que as fotografias com animais mortos para os mostrar como “troféus de caça” são incompreensíveis e ofensivas para as pessoas.

Ainda assim, a caçadora americana não parece dar importância ao assunto controverso que gerou: no Instagram escreveu que estava a caminho da sua próxima “aventura de caça” e que ia estar fora durante duas semanas – espaço de tempo que espera ser “suficiente para todas as pessoas ignorantes” que se revoltam com a atividade que pratica.