Marcel Keizer, até agora treinador do Al Jazira, já rescindiu com o clube dos Emirados Árabes Unidos e está totalmente livre para assumir funções ao serviço do Sporting. O técnico holandês começa a trabalhar no clube de Alvalade na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, o que significa que ainda será Tiago Fernandes a orientar os leões frente ao Desp. Chaves no domingo (para além do jogo em Londres com o Arsenal, para a Liga Europa, esta quinta-feira). O jornal árabe Emarat Al Youm indica que o Sporting terá pago os 500 mil euros relativos à rescisão do treinador.

Os últimos detalhes entre Sporting e Marcel Keizer ficaram acertados depois da deslocação a Abu Dhabi de Hugo Viana, diretor de relações internacionais do clube, e João Lobão, advogado responsável pelos contratos na SAD. O holandês de 49 anos já deixou os Emirados Árabes Unidos e deve ser confirmado como novo treinador dos leões na próxima sexta-feira, ainda que a data possa ainda ser alterada.

Entretanto, o presidente do Al Jazira recorreu ao Twitter para se despedir de Marcel Keizer. Numa série de tweets, Mohamed Saif Al Suwaidi desejou sorte ao holandês e agradeceu “o respeito e a cooperação”. “Tentámos mantê-lo mas ele queria estar na Europa. Respeitámos o desejo”, escreveu.

Depois de muitos nomes e muita especulação, Frederico Varandas anunciou na manhã de sábado, à partida para os Açores, que nenhum dos treinadores falados nos dois dias anteriores seriam a escolha para suceder a José Peseiro. “Em 48 horas vi mais de 15 nomes na imprensa e nenhum desses será o futuro treinador. Há um em que existiu interesse real, que foi o Leonardo Jardim. Como sabem, é meu amigo e nunca chegou a ser opção porque sei que ele e a família não querem voltar a curto prazo”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcel Keizer foi então o principal nome indicado a Frederico Varandas por pessoas próximas do presidente leonino ligadas ao futebol e, depois de outros contactos, o único em que o líder verde e branco teve uma intervenção direta nas negociações, que o levaram a fazer uma viagem relâmpago a Amesterdão na passada sexta-feira.

Antigo médio que passou pelo Ajax antes de se fixar quase dez anos no Cambuur (jogaria ainda no De Graafschap e no Emmen), Keizer começou a carreira de treinador em clubes mais modestos como Aargon, VVSB e Telstar antes de rumar ao Emmen em 2015/16, seguindo-se uma curta passagem pelo Cambuur. Em 2016/17, o técnico esteve na equipa B do Ajax, tendo assumido o comando do conjunto principal depois da saída de Peter Bosz. Na última temporada, e quando estava no segundo lugar a cinco pontos do PSV, foi despedido após a eliminação na Taça nos penáltis frente ao Twente, em dezembro. Assinou em 2018 pelo Al Jazira dos Emirados Árabes Unidos. Com ele trabalha João Pedro Araújo, o médico escolhido por Varandas para liderar a Unidade de Performance do Sporting na Academia.

Marcel Keizer, o filho (e sobrinho) do Futebol Total que foi diretor desportivo e nunca levanta a voz nos treinos