A depressão Diana, que está a afetar os Açores, já provocou o cancelamento de ligações aéreas, deixando em terra cerca de 400 passageiros, e motivou seis ocorrências em estradas e habitações nas Flores, São Jorge e Terceira.

O porta-voz da transportadora aérea açoriana SATA adiantou esta manhã à agência Lusa que as condições meteorológicas no arquipélago impediram esta terça-feira a realização do voo da Azores Airlines Lisboa/Terceira/Lisboa, acrescentando que “os passageiros serão reacomodados esta tarde numa ligação via Ponta Delgada” (ilha de São Miguel).

O mau tempo obrigou ainda ao cancelamento dos voos Terceira/São Jorge/Terceira, Ponta Delgada/Horta/Ponta Delgada e Horta/Flores/Horta, mas os passageiros destas ligações interilhas, da SATA Air Açores, só seguirão viagem na quarta-feira, já que devido ao mau tempo “não se consegue prever a sua reposição hoje”, indicou António Portugal.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à Lusa haver o registo de “seis ocorrências nas ilhas das Flores, São Jorge e Terceira” — em causa estão “queda de árvores, telhados que se soltaram de habitações e o derrube de um poste de luz, situações já resolvidas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devido ao estado do mar, a autoridade marítima determinou esta terça-feira o fecho a toda a navegação dos portos das Poças, em Santa Cruz das Flores, e nas Lajes do Pico.

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta (Faial) emitiram um alerta para a forte possibilidade de agravamento do estado do tempo e do mar, recomendando à comunidade marítima a adoção imediata de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as embarcações.

A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima. “Junto à orla marítima deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, alerta a autoridade marítima.

Os efeitos da depressão Diana deverão começar a sentir-se a partir da tarde desta terça-feira no grupo Ocidental dos Açores (ilhas das Flores e Corvo), que vai estar sob aviso vermelho, referente a agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sua última atualização, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que às 08h00 locais (09h00 em Lisboa) a depressão Diana estava “a 384 quilómetros a noroeste das Flores e mantendo o deslocamento para nordeste”.

Até ao momento, a rajada máxima registada foi de 138 quilómetros por hora, na ilha das Flores, às 05h30 locais, segundo o IPMA. Citada num comunicado, a meteorologista Vanda Costa, da delegação do IPMA nos Açores, refere que ao longo do dia desta terça-feira são ainda esperadas “rajadas na ordem dos 130 quilómetros por hora no grupo Ocidental (Flores e Corvo) e ondas que poderão atingir os 12 metros de altura significativa (com uma onda máxima provável atingir os 21 metros)”. O tempo deverá apresentar uma melhoria gradual para o fim do dia.

No grupo Central, o IPMA mantém a previsão de que ao longo do dia desta terça-feira as rajadas poderão atingir os 120 quilómetros por hora e as ondas poderão chegar aos nove metros de altura significativa. É também esperada precipitação por vezes forte a partir do fim da tarde, prolongando-se no início da madrugada de quarta-feira.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, a partir desta noite e até à manhã de quarta-feira, assim como o aumento da agitação marítima, com ondas que poderão ir até aos seis metros de altura significativa na madrugada de quarta-feira.

O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Escolas e centros de dia fechados nos grupos Ocidental e Central dos Açores devido ao mau tempo

O Governo Regional dos Açores determinou o encerramento das escolas, creches e jardins-de-infância e centros de dia devido ao agravamento do estado do tempo nos grupos Central e Ocidental a partir da tarde desta terça-feira.

Em comunicado, o Governo açoriano esclarece que, por precaução, a Secretaria Regional da Solidariedade Social recomenda o encerramento das escolas dos diferentes ciclos de ensino, creches e jardins-de-infância, dos Centros de Atividades de Tempos Livres, dos Centros de Atividades Ocupacionais e dos Centros de Dia. “Pede-se a colaboração de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social responsáveis por estas valências no sentido da adoção desta medida preventiva”, pode ler-se na nota.