Rádio Observador

Nissan

Desde quando um Nissan custa 1 milhão? Desde agora

114

Para assinalar os 50 anos quer do GT-R quer da Italdesign, a Nissan juntou-se ao atelier italiano e criou uma edição especial do superdesportivo. Tão especial que o preço vai arrancar nos 990.000€.

A Nissan acaba de anunciar que o GT-R50 exibido, pela primeira vez, no Festival de Velocidade de Goodwood vai deixar o estatuto de protótipo e passar à produção com pouquíssimas alterações. A marca já está a aceitar encomendas, desde que o cliente esteja na disponibilidade de pagar à volta de 1 milhão de euros, para se tornar proprietário de uma das 50 unidades que irão ser produzidas.

Esta edição limitada, criada em parceria com Italdesign, visa assinalar o meio século de existência do superdesportivo nipónico, bem como os 50 anos do atelier italiano que, recorde-se, é desde 2010 controlado pelo conglomerado Volkswagen, fazendo parte do Grupo Audi (composto pela marca dos quatro anéis, Lamborghini, Ducati e Italdesign).

Mas parece que o valor é de somenos importância para os clientes mais endinheirados, a avaliar pelas declarações do director desportivo da Nissan:

A reacção dos fãs da Nissan, e potenciais clientes do GT-R50, um pouco por todo o mundo, excedeu em muito as nossas expectativas”, confessa Bob Laishley, sublinhando que os 50 exemplares que serão produzidos perdurarão “durante muito tempo” como um tributo à engenharia da Nissan e à herança da marca, no que diz respeito a modelos desportivos.

Em exibição a partir de hoje na Galeria Nissan em Yokohama, Japão, o GT-R50 é mais do que um GT-R Nismo com uns ‘pozinhos’. A base é efectivamente essa, mas esta versão ultra exclusiva não extrai apenas 600 cv do V6 twin-turbo de 3,8 litros, mas sim uns mais entusiasmantes 720 cv. Uma potência extra de 120 cv a que se soma mais binário, com o torque a saltar de 652 Nm para 780 Nm. Ora, com este arsenal, a suspensão foi revista com um sistema de amortecimento ajustável Bilstein, a caixa de velocidades de dupla embraiagem com seis velocidades também teve de ser reforçada, o mesmo acontecendo com os diferenciais e os eixos de transmissão, mais robustos para poderem digerir a potência adicional.

Segundo a nota enviada aos media, “os clientes que desejem possuir um GT-R50 podem começar por visitar o site GT-R50.nissan e entrar em contacto com a Italdesign para personalizar o seu próprio carro”. As primeiras unidades vão começar a ser entregues já em 2019, mas a marca antecipa desde já que continuarão até 2020.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt
Minas

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

Filipe Anacoreta Correia
686

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)