Os números mostram uma realidade que piora de dia para dia: a subnutrição na África subsaariana está, de novo, a aumentar e a regressar aos valores da década passada. Por isso mesmo, a UNICEF lança durante o mês de dezembro uma campanha de angariação de fundos. Em Portugal, é o ator Diogo Infante quem dá voz pela campanha de sensibilização.

Nos últimos três anos assistiu-se a um aumento da fome no mundo e atualmente os dígitos estão ao mesmo nível que estavam há dez anos. Estamos a falar de quase 821 milhões de pessoas que sofrem de privação crónica de alimentos em todo o mundo”, alerta a diretora executiva da organização em Portugal, Beatriz Imperatori.

Em 2017, quase 151 milhões de crianças menores de cinco anos tinham atrasos de desenvolvimento físico e cognitivo devido à subnutrição, enquanto mais de 50 milhões de crianças têm um peso demasiado baixo para a sua idade. Os dados, do relatório “The State of Food Security and Nutrition in the World”, mostram ainda que o número de pessoas subnutridas na África subsariana aumentou de 181 milhões em 2010 para quase 222 milhões em 2016, um crescimento de 22,6% em seis anos.

Em 2017, este número subiu para perto de 236 milhões de pessoas.

Ajudar crianças como o Marcelino

Intitulada “Ajudar crianças como o Marcelino”, a campanha baseia-se num caso real. Ndahalouanu, mãe sozinha de quatro crianças, apercebeu-se de que o seu filho Marcelino estava gravemente doente. Depois de se dirigir ao centro de saúde local, Marcelino foi imediatamente internado por correr risco de vida. Foi tratado com alimentos terapêuticos e a história teve um final feliz: a criança voltou para casa com a mãe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Penso que é importante que o público saiba que não é impossível darmos largos passos no sentido de inverter esta realidade. Por exemplo, tratar uma criança gravemente subnutrida durante 3 semanas, ou seja, um tratamento completo com alimento terapêutico pronto a usar custa apenas 22,92 euros”, alerta Beatriz Imperatori.

“Dar voz ao Marcelino é dar voz a milhões de crianças que precisam diariamente de ajuda. Todos devemos dar o nosso contributo para acabar com este flagelo”, acrescenta Diogo Infante.

A campanha da UNICEF têm um duplo objetivo: chamar a atenção para a crise nutricional que afeta vários países do continente africano e angariar fundos para tratar crianças subnutridas.

Para contribuir basta fazer uma chamada telefónica para o 760 100 216.